Siga nossas redes

Negócios

Itaú BBA está otimista com as construtoras de baixa renda; o que está em jogo?

Banco enxerga potencial de valorização entre 20% e 40% para Direcional, Cury e Plano & Plano.

O Itaú BBA enxerga um potencial de valorização entre 20% e 40% nas ações de Direcional (DIRR3), Cury (CURY3) e Plano & Plano (PLPL3) – três das principais incorporadoras voltadas para o público de baixa renda. O motivo do otimismo, segundo relatório do banco, está na combinação de perspectivas de forte crescimento e um dividend yield (retorno com dividendos) generoso a ser distribuído aos acionistas.

Segundo o time de real estate do banco, a ação preferida entrew as opções do segmento é Direcional, com uma taxa de retorno necessária para um investimento crescer (CAGR) de 40% e um retorno com dividendos de 10% para o próximo ano, além de um baixo risco de execução e P/E (preço da açnao em relação ao lucro) de 5,6 vezes – um desconto indiscutivelmente alto de 20% em relação ao papel da Cury.

Prédio do complexo “Minha Casa, Minha Vida”, em Olinda, PE, Brasil 07/05/2010. REUTERS/Bruno Domingos

Por ordem de preferência, o BBA escolheu Direcional, Cury, Plano & Plano e MRV como “outperform“, enquanto Tenda ficou na lanterna, com recomendação “neutra” para a ação.

Mas e os riscos?

Os analistas Daniel Gasparete, André Dibe, Mariangela Castro e Alejandro Fuchs também mencionam no relatório os principais pontos de atenção com o segmento em 2024.

“Acreditamos que o principal gatilho para as representantes da baixa renda este ano será
corresponder às expectativas positivas estabelecidas em 2023 (o consenso de lucro para 2025 aumentou 40% em 2023)”, afirmou o BBA em relatório.

As construtoras, que surfaram na onda do anúncio do retorno do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no ano passado, agora encontram um cenário no qual novas surpresas positivas são limitadas, reforça o banco.

“Um contraste com 2023 – quando as expectativas para as revisões do MCMV eram elevados, a pressão dos custos estava diminuindo e o programa Podemos Entrar acabava de ser anunciado”.

ITAÚ BBA, EM RELATÓRIO.

O banco menciona, como a expectativa positiva para 2024, o possível anúncio de incentivos esperados como o RET (Regime Especial de Tributação na Construção Civil) e o FGTS Futuro (benefício a famílias com renda de até R$ 2.400 para compra da casa própria).

Saúde financeira em dia

O banco espera que as construtoras de moradias voltadas para a baixa renda provavelmente se beneficiarão com uma dinâmica operacional e de lucros favorável por mais tempo do que o previsto.

Além disso, o BBA prevê um aumento nos lançamentos e vendas e economia de custos na próxima safra de entregas (principalmente para Direcional), com a inflação abaixo dos níveis previstos, o que deve ajudar a proporcionar margens elevadas para os projetos da temporada de 2023-24.

“Esperamos que o desempenho operacional atinja o pico em 2024-25, mas os fortes resultados financeiros continuarão por mais tempo”, preveem os analistas em relatório.


Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.