Siga nossas redes

Negócios

Itaú vai aumentar participação em projeto de energia solar da AES

Banco irá subscrever novas ações preferenciais e aportar R$ 360 milhões na Guaimbê Holding.

Manifestante em favor de uso de energia solar 8/06/2021 REUTERS/Adriano Machado

A AES Brasil Energia (AESB3) informou por meio de nota que sua subsidiária AES Operações celebrou um acordo com o Itaú Unibanco (ITUB3 ITUB4) para investimento na Guaimbê Holding, holding de projetos de geração de energia eólica e solar do Grupo AES Brasil.

Em nota, a AES informou que a instituição financeira subscreverá novas ações preferenciais que serão emitidas no contexto de um aumento de capital da Guaimbê, além de aportar R$ 360 milhões na empresa.

A AES reiterou que, com a subscrição dos novos papéis, o Itaú aumentará a sua participação como acionista da Guaimbê Holding para 23,72%.

A operação prevê ainda a contribuição, na Guaimbê Holding, pela AES Operações, de sua participação na Ventus Holding de Energia Eólica, sociedade que compõe o Complexo Eólico Ventus, localizado no Estado do Rio Grande do Norte, e que controla as sociedades Ventus. Além da participação nas sociedades subsidiárias AGV, que contemplam a segunda fase do Complexo Solar de Ouroeste, localizado no município de Ouroeste, no Estado de São Paulo.

“A operação reforça a capacidade do Grupo AES Brasil de trazer investidores de qualidade, bem como reitera o compromisso do banco com o fomento de geração de energia por fontes renováveis. Para o Grupo AES Brasil, trata-se de uma oportunidade de fomentar seu projeto de crescimento, direcionando os recursos aportados pelo Itaú para ampliar seu portfólio de projetos de geração de energia renovável”, informou a AES em nota.

A companhia esclareceu que a efetivação da operação está sujeita à satisfação de outras determinadas condições suspensivas, nos termos do acordo de investimento, e que a operação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no dia 16 de dezembro de 2021.

Confira a nova composição:

Ilustração composição projeto Itaú e AES Brasil.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.