Siga nossas redes

Negócios

Marfrig eleva novamente participação na BRF, para 45%; entenda

Este é o terceiro aumento de capital anunciado pela empresa neste ano; relembre outras movimentações.

A BRF (BRFS3) informou nesta segunda-feira (16) que a Marfrig (MRFG3) passou a deter direta e indiretamente 757.225.906 entre ações ordinárias e American Depositary Receipts (ADRs) do total das ações de emissão da companhia. Com isso, a participação da Marfrig na BRF passou para 45,0067%.

marfrig
Vista interna de operação em unidade da Marfrig, em São Paulo. 7/10/2011. REUTERS/Paulo Whitaker

Em comunicado ao mercado, a BRF disse que a Marfrig informou que a aquisição tem por objetivo incrementar sua participação acionária na BRF, não objetiva alterar a atual composição do controle ou a estrutura administrativa atual da companhia.

Além disso, a Marfrig ainda declarou que não foram celebrados quaisquer contratos ou acordos que regulem o exercício de direito de voto ou a compra e venda de valores
mobiliários emitidos pela companhia.

Histórico de aumento de participação

O anúncio desta segunda-feira trata-se da terceira elevação de participação da Marfrig na BRF neste ano.

Em 25 de setembro, a Marfrig passou a deter direta e indiretamente 673.879.961 entre ações ordinárias e American Depositary Receipts (ADRs), representando 40,0529% do total das ações de emissão da companhia.

Já no dia 19 do mês passado, a BRF informou que a Marfrig tinha passado a deter direta e indiretamente 601.890.861 entre ações ordinárias e American Depositary Receipts (ADRs), representando 35,7742% do total das ações de emissão da empresa.

Frigorífico da Marfrig em Promissão (SP) 07/10/2011 REUTERS/Paulo Whitaker

À época, em entrevista ao InvestNews, Fabiano Vaz, sócio e analista de ações da Nord Research, explicou que, com a elevação de participação, a Marfrig segue com a sua estratégia de aumentar sua posição na BRF.

“Hoje, ela já tem praticamente o controle da companhia. O aumento não foi muito relevante, passando de 33% para um pouco mais de 35%, e vai em linha com a intenção da Marfrig em aumentar sua participação na BRF e focar, principalmente, nessa parte de processados, que a BRF tem uma parcela grande do mercado”, disseVaz.

O analista da Nord destacou ainda que mercado de proteínas é bem competitivo, e que as duas empresas têm uma exposição grande aos Estados Unidos, que é um mercado difícil, e que pode ter um ciclo um pouco complicado pela frente, principalmente do lado da oferta.

“A BRF está passando por uma reestruturação, precisando recuperar margem, e pode ser até que a Marfrig consiga ajudar  nesta questão, mesmo assim é um negócio um pouco mais complicado”, disse o analista da Nord Research.

Outras movimentações

Em 3 de junho de 2021, a Marfrig informou que havia comprado ações
ordinárias de emissão da companhia, via opções e leilão realizados em bolsa, resultando em uma participação acionária de até 257.267.671 ações ordinárias,
correspondente a, aproximadamente, 31,66% do capital social da companhia.

No mês anterior, em 25 de maio de 2021, a Marfrig elevou sua participação acioniária em até 196.869.573 ações ordinárias, correspondente a, aproximadamente, 24,23% do capital social da BRF.

Atenção com próximos passos

Quando a Marfrig anunciou que adquiriu uma participação de 40% na BRF, os analistas Isabella Simonato e Guilherme Palhares, do BofA, estimaram em relatório que a empresa teria investido R$ 1,07 bilhão em ações da BRF desde julho, totalizando R$ 12,2 bilhões desde 2021.

Segundo os analistas, a Marfrig poderia comprar mais ações da BRF, se a alavancagem permitir. Segundo eles, isso não alteraria a estrutura de controle da BRF, uma vez que a Marfrig já é acionista de referência, mas que poderá, eventualmente, alterar a participação final da MMS (acionistas controladores), em um cenário em que ambas as empresas ainda se fundam.

Frigorífico da Marfrig em Promissão (SP)
Frigorífico da Marfrig em Promissão (SP) 07/10/2011 REUTERS/Paulo Whitaker

“Por outro lado, a alavancagem no nível da Marfrig e em base consolidada deve ser monitorada. Se assumirmos que a Marfrig aumenta sua participação para 50%, a alavancagem da Marfrig seria de 4,7x e a consolidação seria de 3,5x. Supondo que isso seja seguido por uma fusão, a MMS teria uma participação de 26,7%”, analisaram em relatório os analistas.

Recomendação

No relatório, os analistas do BofA reiteraram a classificação “neutra” para as ações de ambas as empresas.

“Na Marfrig, vemos uma dinâmica de lucros muito desafiadora na carne bovina dos Estados Unidos, enquanto o principal impulsionador das ações deverá ser o desempenho das ações da BRF e maior alocação de capital. Nesse sentido, vemos uma valorização limitada das ações da BRF em relação aos níveis atuais, apesar da melhoria do dinamismo dos lucros, uma vez que a geração de fluxo de caixa permanece limitada”, apontaram Simonato e Palhares.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.