Siga nossas redes

Negócios

Mercado aprova ingresso de Vivo e Auren no segmento de energia renovável

Presença digital e capacidade de distribuição da telecom soma-se à expertise da geradora e comercializadora em negócio estratégico.

A geradora de energia Auren (AURE3) e a Telefônica Brasil, dona da empresa de telecomunicações Vivo (VIVT3), uniram forças, de olho na abertura do mercado de eletricidade no Brasil. Apesar de o anúncio não ter tido impacto relevante nas ações negociadas na B3 nesta terça-feira (19), o mercado deu boas-vindas à joint venture (JV).

Isso porque, com a parceria, ambas as empresas poderão ingressar no mercado livre de energia, atuando na comercialização de soluções personalizadas no segmento renovável. O objetivo é capturar potenciais novos clientes que poderão migrar para esse ambiente de negociação a partir de janeiro.

REUTERS/Pascal Rossignol

Até então, o mercado livre de energia é limitado a consumidores da rede de alta tensão que consomem mais de 500 quilowatts (kW) de eletricidade por mês, abrangendo 36 mil empresas. Em 2024, esse nicho estará disponível a clientes do setor empresarial com demanda inferior a 500 (kW), incluindo mais de 70 mil novas companhias (fábricas, escritórios e estabelecimentos comerciais). 

Ao migrar do mercado regulado das distribuidoras para o mercado livre, as empresas conseguem economizar até 30% nas despesas com o consumo de energia. Já a liberação para o segmento de baixa tensão (casas, apartamentos e pequenos comércios) ainda deve demorar, mas a expectativa é de que haja uma abertura total do mercado de eletricidade brasileiro até 2030.  

Sinergia digital

A joint venture entre Auren e Vivo será dividida em 50%, cada. Além da participação igualitária no projeto, as duas empresas também terão o co-controle da operação, mas o negócio será tocado de forma independente. 

“A associação da expertise da Auren na geração e comercialização de energia renovável com a presença digital e capacidade de distribuição da Telefônica Brasil visa posicionar a joint venture de forma estratégica no mercado”. 

Levante Investimentos, em relatório.

Trata-se, portanto, de uma sinergia de combinação da infraestrutura operacional de ambas as empresas. “Esta parceria combina a experiência da Auren em geração e comercialização de energia renovável com a escala da Telefônica Brasil, líder no mercado brasileiro de telecomunicações”, acrescenta a Levante.

Para se ter uma ideia, a Vivo tem uma participação de mais de 40% do mercado corporativo de telecomunicações do Brasil, totalizando mais de 110 milhões de acessos. Com isso, a empresa busca capitalizar sua penetração digital para explorar o mercado de energia, consolidando-se também como provedora de soluções em energia renovável.

Já a Auren terá condições de avançar de forma muito mais rápida que a concorrência na disputa pelos potenciais 70 mil novos clientes entre as diversas empresas de energia – incluindo grandes distribuidoras. Para a equipe de equity research do Safra, trata-se de um “movimento interessante” da companhia.

“A Auren firmou parceria com uma das líderes do segmento de telecom no Brasil, visando conquistar novos e, consequentemente, fechar novos contratos, alavancando a comercialização de energia”, afirma o time de análise do Safra, em comentário. 

Parceria sustentável

Além disso, os analistas reforçram que a joint-venture realça o compromisso das empresas com os pilares de governança socioambiental (ESG, na sigla em inglês), buscando gerar valor para os acionistas e uma melhor experiência aos clientes, em meio à transição para uma economia mais sustentável. 

Para a XP Investimentos, a parceria está alinhada ao ESG e reforça o compromisso com a sustentabilidade, além de fomentar o desenvolvimento do mercado livre de energia no Brasil, em especial o de fontes renováveis.

Esta não é a primeira parceria da Vivo fora do seu núcleo de negócios. Desde a criação da Vivo Ventures, em 2022, a companhia tem fortalecido a presença como um hub de serviços digitais, incluindo no segmento de saúde e bem-estar, serviços financeiros, educação e casa inteligente. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.