Negócios
Mercado Livre tem alta de 10% nas vendas na Black Friday e de 19% na semana
Categorias de produtos eletrônicos e moda foram os destaques.
O Mercado Livre (MELI34) disse nesta segunda-feira (28) que suas vendas brutas cresceram 10% na última sexta-feira, auge da Black Friday, em comparação ao mesmo período do ano passado.
No final de semana, a alta ficou “acima de 30%”, segundo a companhia, enquanto de segunda-feira passada ao domingo, o avanço nas vendas foi de 19%. O marketplace não divulga os números brutos de vendas.
As categorias de produtos eletrônicos e moda foram os destaques, disse o Mercado Livre em comunicado.
No início da tarde, as ações do Mercado Livre caíam 1,3% em Nova York, em dia negativo para os principais índices acionários norte-americanos. O S&P 500 recuava 0,9%.
O desempenho geral do comércio eletrônico brasileiro mostrou recuo na sexta-feira e no sábado de Black Friday em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Confi Neotrust, em parceria com a empresa de inteligência de dados ClearSale.
A Black Friday de 2022 foi atípica, em especial por causa da convergência com a Copa do Mundo, o que fez com que diversas varejistas optassem por estender o período de promoções durante novembro. O cenário de juros e inflação também impactou nas vendas, enquanto o boom de vendas online na pandemia distorceu a base de comparação dos dados.
“Enquanto as vendas de produtos eletrônicos seguem como vocação natural da data, o setor de moda ganhou relevância pela busca por vestuário das cores do Brasil, somando-se ao amadurecimento do setor no e-commerce brasileiro”, afirmou o Mercado Livre.

Veja também
- Taylor Swift, RBD, Chili Peppers: o boom da indústria de shows no Brasil
- Após veto dos EUA, Nvidia prepara lançamento de novos chips para China
- Em busca de captação, Viva Floresta quer ser ‘Amazon de itens sustentáveis’
- Futebol e negócios: a diferença de clubes para SAFs
- Empresas estariam na 4ª Revolução Industrial, segundo Sandro Magaldi