Siga nossas redes

Negócios

Música dos Beatles feita com IA gera valor para gravadoras, diz Citi

Produção de nova música com tecnologia gera oportunidades para empresas como Universal Music Group,

Beatles. Crédito: Divulgação

A produção de uma nova música dos Beatles usando inteligência artificial mostra que a tecnologia apresenta oportunidades, não apenas riscos, para empresas como Universal Music Group, disseram analistas do Citigroup.

O cantor Paul McCartney disse à BBC esta semana que a IA foi usada para “extrair” a voz de John Lennon de uma demo antiga para que ele pudesse completar uma “última” canção dos Beatles. O desenvolvimento sugere que as gravadoras serão capazes de usar gravações históricas para novos conteúdos, escreveu o analista Thomas A Singlehurst.

Beatles. Crédito: Divulgação

As ferramentas “serão úteis para as gravadoras antigas”, para que aproveitem mais os ativos históricos”, acrescentou.

O Citi espera que a relação entre recompensa e risco da IA ​​seja “bastante equilibrada” e mantém uma recomendação neutra para ações da Universal. 

A música gerada por IA tem sido criticada por alguns membros da indústria, que dizem que artistas e detentores de direitos podem perder se a IA usar suas canções para produzir conteúdo. A Universal, gravadora de Taylor Swift e The Weeknd, disse que treinar IA generativa com a música de seus artistas representa uma violação de seus acordos e uma violação da lei de direitos autorais.

No início deste ano, uma música chamada ‘Heart on My Sleeve’, criada por um usuário desconhecido do TikTok com vocais de Drake e The Weeknd gerados por IA se tornou viral depois de ser carregada em serviços de streaming. O cantor e compositor country Chris Stapleton pediu aos legisladores que impeçam a IA de se passar por artistas musicais.

Mas enquanto a IA corre o risco de aumentar o volume de música disponível para os consumidores, o desenvolvimento dos Beatles acrescenta outra dimensão à discussão, de acordo com Singlehurst, do Citi.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.