Siga nossas redes

Negócios

Península define sucessor de Abílio Diniz; Carrefour da França tem vaga aberta no conselho

Após morte do empresário no último domingo (18), processo de sucessão na Península, veículo de investimento do empresário, foi definido.

Após a morte de Abílio Diniz no último domingo (18), o processo de sucessão na Península, veículo de investimento do empresário, já foi definido. No entanto, a posição que o empresário ocupava no conselho do Carrefour da França ainda segue incerta.

O até então vice-presidente, Eduardo Rossi assumiu a presidência da gestora, cargo antes ocupado por Abílio. Ao que se sabe, a Península não terá nenhum vice para o posto. 

No entanto, a posição de Diniz no conselho do Carrefour da França não será ocupada por Rossi, apesar de a rede varejista global ser o principal investimento da gestora brasileira por meio um fundo da casa, o Península II.

Abílio Diniz
Abílio Diniz/Divulgação

Já no caso do Carrefour Brasil, tanto Eduardo Rossi quanto Flavia Almeida, atual CEO da Península, têm cadeira no colegiado da varejista, já que a holding também investe na companhia em solo brasileiro. Abílio ocupava o cargo de vice-presidente do conselho do grupo no país.

Segundo adiantado pelo “Valor Econômico”, o presidente do conselho de administração do Carrefour e CEO global, Alexandre Bompard, não estaria inclinado a colocar um conselheiro da Península no colegiado, uma vez que Abílio era crítico à gestão da matriz francesa. A falta de velocidade nas tomadas de decisões incomodava o fundador do Grupo Pão de Açúcar (GPA). 

Por isso, paira a dúvida sobre quem vai ocupar a vaga de Abílio no conselho do Carrefour da França. O empresário detinha quase 14% de fatia nos direitos de voto no segundo maior grupo varejista do mundo.

Divisão de bens

A divisão dos bens e da fortuna estimada em US$ 2 bilhões, segundo a “Forbes”, ainda não foi divulgada. Diniz era o 21º brasileiro mais rico do mundo.

Seus herdeiros diretos, como filhos, netos, bisnetos e esposa, também são acionistas da Península, que tem participação acionária na Oncoclínicas, Wine, Padaria Benjamin, além do Carrefour Brasil e França.

Morte de Abílio Diniz

O bilionário fez fortuna depois de fundar o Grupo Pão de Açúcar (GPA) no final da década de 1950 junto com o seu pai, Valentim Diniz. O grupo foi considerado no passado a maior rede varejista de alimentos do Brasil. Após um litígio com o Casino, Abilio “abandonou o barco”.

O empresário foi vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite aos 87 anos. Ele estava internado no Albert Einstein, em São Paulo. 

Nascido em 28 de dezembro de 1938, na capital paulista, Abílio foi um dos homens mais ricos do país. Em 2022, ele perdeu seu sexto filho, João Paulo, vítima de um infarto. O pai se referia ao filho como um grande amigo.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.