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Pensa em abrir um negócio? Veja 6 dicas para dar os primeiros passos

Gerenciar um negócio não é uma tarefa simples, exige um conjunto de habilidades e conhecimento.

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Abrir um negócio próprio é o desejo de várias pessoas, mas vai muito além de ter uma ideia na cabeça e dinheiro na mão. Afinal, gerenciar um negócio não é uma tarefa simples, exige um conjunto de habilidades e conhecimento. Se você não estiver preparado, aumenta a chance de insucesso.

Leia mais: 5 negócios lucrativos para começar a empreender em 2021

Além disso, não existe uma fórmula para seguir, mas entender alguns passos antes de iniciar um negócio é fundamental.

Segundo Camila Silveira, especialista em consultoria de desenvolvimento empreendedor, se uma pessoa tem capacidade técnica em determinada área, e adquiriu experiência enquanto era funcionária de uma empresa, não significa que ela terá um negócio de sucesso empreendendo neste segmento e apostando somente no conhecimento adquirido.

A especialista também alerta que se uma pessoa empreendeu em determinado ramo e deu certo, não quer dizer que qualquer outra pessoa que optar pela mesma escolha será bem-sucedida.

Os desafios de gerir um negócio

Silveira recomenda que é preciso organizar o negócio da porta para dentro para ter impacto da porta para fora.

A especialista orienta que o empreendedor tenha uma gestão financeira, saiba separar as finanças pessoais das profissionais, observe seu papel dentro da empresa, as habilidades que possui, as que pode conquistar e as que não tem, além de ter parceiros que possam completar aquilo que o empreendedor não saiba fazer e a empresa precise.

“Às vezes, por economia e falta de informação, o empreendedor quer fazer tudo. E isso pode sair mais caro, é uma ilusão. Além disso, cada profissional tem sua identidade. Não é porque o meu vizinho ganha dinheiro fazendo pão que eu também ganharei. Olhar para dentro antes de olhar para o mercado é muito importante. Sem estratégia, o empreendedor vai no caminho contrário do sucesso”, aponta Silveira.

É válido lembrar que, para um negócio ser bem gerido, não existe uma fórmula mágica. Dependerá de dedicação, conhecimento, informação, esforço, persistência e tempo.

Para quem deseja empreender, e evitar erros, Silveira recomenda 6 dicas para dar os primeiros passos no empreendedorismo:

1 – Avalie suas habilidades

Destaque o que as pessoas reconhecem de talento em você, o que você gosta de fazer e o que tenha afinidade.

2 – Avalie a concorrência

Veja o que você pode fazer de diferente. É importante também estar atento ao concorrente de público e não somente ao concorrente de produto. Identificá-los permitirá um crescimento do negócio ainda mais rápido.

3 – Valide o negócio nas redes sociais

Saiba o quanto ele é comercial, faça enquetes, interaja, aposte naquilo que o público gosta e precisa. Nas redes sociais, o próprio público pode colaborar em formatar a ideia e acelerar o desenvolvimento do plano de negócio.

4 – Tenha clareza dos seus objetivos

Saiba aonde você quer chegar e qual é o seu plano de negócio de forma detalhada e clara.

5 – Esteja preparado

Busque informações, faça cursos, se especialize ao máximo e procure saber quem é o profissional com quem você fará sua capacitação. Conheça o histórico da pessoa, o que ela já construiu e como pode te fazer crescer.

6 – Fique atento às possibilidades do mercado

Quem quer empreender precisa estar a sempre atento. Ao mesmo tempo que existem dificuldades e barreiras, existem mercados com falta de profissionais. Por isso, se observe e destaque possibilidades com oportunidade de rendimento financeiro.

Segredos do sucesso ao empreender

Além das dicas acima, para ter sucesso em seu negócio, o empreendedor precisa seguir mais alguns passos, segundo Camila:

  • Investir em tecnologia: saiba selecionar a que mais se adequa ao propósito do seu negócio.
  • Fazer um bom planejamento do negócio: trace um planjo eficiente, conhecendo as previsões de crescimento para o segmento do negócio bem como do e-commerce.
  • Acompanhar estratégias e tendências: deixe a loja virtual ainda mais consistente acompanhando tendências e elementos que possam agregar ao negócio.
  • Ter recursos adicionais: é importante conseguir acompanhar o caminho do cliente no site, desde a solicitação do produto na loja virtual até o monitoramento da satisfação pela pós-venda.

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