Siga nossas redes

Negócios

Petrobras pede que BR apoie oferta para venda de fatia restante na empresa

A intenção da Petrobras de sair completamente do capital da BR faz parte da estratégia da empresa para reduzir sua dívida.

Placa com preços de combustíveis em posto da BR Distribuidora. 22/2/2021. REUTERS/Ricardo Moraes

A Petrobras (PETR3; PETR4) informou que enviou na sexta-feira uma carta à BR Distribuidora (BRDT3) na qual solicitou cooperação para a implementação de uma oferta secundária visando a venda de sua participação restante na companhia, de 37,50%.

A realização da operação (follow-on) “estará sujeita, entre outros fatores, às condições de mercado” e aprovação de órgãos internos da companhia, “notadamente quanto ao preço”, além de análise da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), disse a Petrobras em fato relevante.

“A presente comunicação não deve ser considerada como anúncio de oferta no Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer outra jurisdição”, acrescentou a estatal, ao destacar que a operação visa otimização de seu portfólio de ativos.

Em comunicado à parte, a BR Distribuidora confirmou ter recebido a carta com o pedido da Petrobras, reiterando que o anúncio da sexta-feira tem caráter “meramente informativo”.

A intenção da Petrobras de sair completamente do capital da BR já é conhecida e faz parte da estratégia da empresa para reduzir sua dívida e focar as atividades em exploração e produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, essencialmente o pré-sal.

A petroleira, que vem aguardando um momento oportuno para a realização da venda, não deu mais detalhes sobre como a distribuidora poderá cooperar na transação.

Em maio, o presidente da BR, Wilson Ferreira Jr., afirmou em uma conferência com analistas e investidores que se encontraria com o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, e que um dos temas das conversas entre os dois seria a venda dos papéis pela petroleira.

Veja também:
 • SuperFrango retomará IPO que pode levantar R$ 1 bilhão. 
 • As empresas listadas na B3 que nunca tiveram prejuízo desde o Plano Real.
 • Morning Call: semana com “super quarta” conta com Copom e FOMC.
 • Ibovespa sobe e dólar cai à espera de decisões de política monetária.
 • Petrobras avança com venda de fatia na BR: bons dividendos a caminho?
 • B3 diz que falha que afetou negócios já foi resolvida, mas há ‘ajustes pontuais’.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.