Siga nossas redes

Negócios

Produção da Vale indica que companhia irá atingir ou superar projeção para 2021

Estimativa de volume de produção de minério de ferro previsto para 2021 vai de 315 milhões a 335 milhões de toneladas.

Logo da mineradora Vale em operações da empresa em São Gonçalo do Rio Abaixo, em Minas Gerais REUTERS/Washington Alves

Os resultados operacionais da Vale (VALE3) referentes ao segundo trimestre de 2021 indicam que companhia irá atingir ou superar o volume de produção de minério de ferro previsto para 2021, entre 315 milhões e 335 milhões de toneladas, de acordo com analistas.

A produção de minério de ferro, que somou 75,7 milhões de toneladas entre abril e junho, avançou 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as vendas cresceram 23,2%, na mesma análise de comparação.

“Com os números reportados pela companhia, vislumbramos uma possível revisão de produção para este ano, com a Vale trazendo volumes acima do guidance (projeção), tomando a posição de líder no mercado global, tendo em vista problemas de produção de outros peers (pares) internacionais”, afirmou em relatório Gabriela Cortez Joubert, analista do Banco Inter.

A especialista acrescentou que o banco mantém as projeções de produção de 330 milhões de toneladas para este ano, com as vendas representando entre 87% e 89% do total. Gabriela frisou que o preço das commodities, especialmente o minério de ferro, deve se manter em patamares mais elevados do que os níveis esperados anteriormente “em razão dos possíveis choques de ofertas ainda em curso, bem como a forte demanda que se mantém nos mercados internacionais”.

Pedro Serra, Ilan Arbetman e Leo Monteiro, analistas da Ativa Corretora, por sua vez, informaram que o desempenho do Sistema Norte foi um dos principais motores no aumento da produção neste trimestre, que ficou muito próximo ao melhor cenário desenhado pela companhia para o ano em 335 milhões de toneladas.

Para a equipe da Ativa, o aumento na capacidade de produção é bastante positivo, já que o preço médio do minério de ferro se mantém persistentemente acima de US$ 200 por tonelada. Além disso, os analistas da corretora estimam que a mineradora deve apresentar bons resultados financeiros no próximo dia 28.

Leonardo Correa e Caio Greiner, analistas do BTG Pactual, também afirmaram em relatório que a companhia divulgou números “decentes” para o minério de ferro, dentro das expectativas do banco de investimento. “A Vale reportou números gerais de melhoria no segundo trimestre de 2021, com produção e vendas se recuperando de um trimestre sazonalmente fraco, mas também significativamente melhor em relação ao segundo trimestre de 2021”.

A equipe do BTG também mencionou que a mineradora está mantendo sua projeção de produção de minério de ferro para 2021 inalterada.

Veja outras informações sobre o que esperar dos resultados do balanço da Vale no segundo trimestre no Flash.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.