Siga nossas redes

Negócios

Rússia multa Google em US$ 390 mi por violações de conteúdo, diz Interfax

Rússia se opõe à distribuição de conteúdo de plataformas de tecnologia estrangeiras que violam suas restrições.

Um tribunal na Rússia multou o Google (GOGL34), da Alphabet, em 21,8 bilhões de rublos (US$ 387 milhões) nesta segunda-feira (18) por repetidas falhas na remoção de conteúdo considerado ilegal pelo governo local, informou a agência de notícias Interfax.

A Rússia se opõe à distribuição de conteúdo de plataformas de tecnologia estrangeiras que violam suas restrições. E o que era uma disputa efervescente explodiu em uma batalha judicial desde que Moscou reuniu suas forças armadas antes de enviá-las para a Ucrânia em fevereiro.

O Google, que pode recorrer da decisão, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário enviado por e-mail.

No final do ano passado, o Google foi multado em 7,2 bilhões de rublos por não remover ou bloquear conteúdo.

Outra medida recente foi o confisco da conta bancária da unidade russa do Google, levando a subsidiária a pedir proteção contra falência e impossibilitando o pagamento de funcionários e fornecedores.

O Roskomnadzor, regulador de comunicações da Rússia, disse em junho que o YouTube, também da Alphabet, estava deliberadamente espalhando informações falsas sobre o conflito na Ucrânia e havia permitido conteúdo que promova visões extremistas e apelos para que crianças participem de protestos não autorizados.

“O site de hospedagem de vídeos YouTube promove deliberadamente a disseminação de informações enganosas sobre o progresso da operação militar especial na Ucrânia, desacreditando as forças armadas da Federação Russa”, disse o Roskomnadzor.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.