Siga nossas redes

Negócios

Sebrae e Serasa lançam plataforma de gestão financeira para MPEs

Serviço disponibiliza de forma gratuita conteúdos para acesso a crédito e cobrança.

Dia das Crianças/Agência Brasil
Comércio de artigos para o Dia das Crianças na região da Sociedade de Amigos da Rua da Alfândega e Adjacências (Saara), o maior centro comercial popular do Rio de Janeiro. (Foto: Agência Brasil)

O Sebrae e a Serasa Experian estão lançando, em parceria, o projeto Aprenda Serasa Sebrae para fortalecer o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no Brasil. O acesso será feito por meio de uma plataforma online (www.aprendaserasasebrae.com.br) que disponibiliza gratuitamente diversos conteúdos sobre gestão financeira, acesso a crédito, cobrança, entre muitos outros temas.

Segundo dados da Serasa Experian, a abertura de empresas bateu recorde no primeiro semestre deste ano, registrando um crescimento de 31,2% com relação ao mesmo período do ano passado. O estudo também mostrou que a cada dois segundos nasceu um microempreendedor individual (MEI) no Brasil, ao longo dos seis primeiros meses de 2021.

Apesar dos inúmeros desafios impostos pela pandemia de Covid-19, muitos empreendimentos de menor porte conseguiram se reinventar e reafirmar ainda mais a importância do segmento para o desenvolvimento da economia brasileira.

Nesse contexto de crise, o planejamento financeiro foi um dos maiores obstáculos enfrentados pelos donos de pequenos negócios. A dificuldade para gerir o fluxo de caixa acabou levando muitos empreendedores à inadimplência. Só em agosto deste ano, 5,33 milhões de micro e pequenos negócios estavam com contas atrasadas e negativadas.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.