A Volkswagen apresentou nesta segunda-feira seus primeiros veículos com assistente de voz que integra a tecnologia do ChatGPT, permitindo que os motoristas recebam conteúdo por voz durante a viagem. O sistema foi apresentado na feira de eletrônicos CES, em Las Vegas.
O chatbot, integrado por meio de uma parceria com a Cerence, pode controlar o entretenimento no carro e responder a perguntas de conhecimento geral. No futuro, ele poderá conversar com os motoristas e interagir de outras formas, disse a montadora em comunicado.
A Volkswagen disse que foi a primeira montadora de grande porte a tornar a tecnologia um recurso padrão em seus carros do segmento compacto. A GM anunciou em março do ano passado que estava trabalhando em um assistente pessoal digital usando modelos de IA que equipam o ChatGPT.
A Mercedes-Benz realizou um programa de testes em junho passado, permitindo que cerca de 900 mil veículos que tinham o sistema “MBUX” da montadora baixassem o ChatGPT, com o objetivo de que os usuários pudessem realizar tarefas como fazer reservas de filmes ou restaurantes enquanto dirigem.
Veja também
- OpenAI capta US$ 6,6 bilhões e já vale quase duas Petrobras
- Atrás na corrida por chips para IA, Samsung faz onda de demissões na Ásia e Oceania
- Acredite se quiser: o ChatGPT vai ser sua melhor companhia para turismo e viagens
- SoftBank negocia investimento de US$ 500 milhões na OpenAI
- A ‘guerra dos chips’ esquentou: Mubadala quer Samsung nos Emirados Árabes e Intel vira alvo da Qualcomm