Siga nossas redes

Cafeína

COE: segurança da renda fixa com rentabilidade da variável?

No Cafeína de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio explicam o que são os Certificados de Operações Estruturadas, além das vantagens e desvantagens nesse tipo de investimento.

A sigla COE, de Certificados de Operações Estruturadas, é um investimento que mistura aspectos da renda fixa e da variável. Pode se dizer que é uma versão abrasileirada das notas estruturadas, ativos populares no exterior.

Estes certificados são na realidade investimentos em renda fixa, que podem ser indexados a um renda variável. Essa indexação pode ser tanto em ações, sejam elas nacionais ou internacionais, em dólar, fundos, inflação, e até um mix destes indicadores.

Uma das vantagens desse tipo de investimento é que o patrimônio do investidor fica protegido das oscilações da renda variável, por justamente se tratar de uma renda fixa. Ou seja: todo o dinheiro que for investido em COE está garantido. Isso significa que o investidor pode ganhar dinheiro, mas não perder, nominalmente falando.

Quem investe em COE não investe em ações diretamente, mas sim em um índice. Ou seja: será investido na variação do referido indexador, que tanto pode ser o Ibovespa, o Dow Jones, assim como outros ativos da renda variável. Se as ações do Ibovespa despencarem, por exemplo, o patrimônio investido não sofrerá impacto. O que pode acontecer é de o valor resgatado na respectiva data contratada ser igual ao valor investido inicialmente, mas nunca um valor menor do que o aplicado.

Nessa modalidade de investimento, são dois os tipos disponíveis no mercado: o COE de capital protegido, em que o investidor não perde o seu valor nominal, e o de capital de risco, onde o valor nominal é colocado em risco, como o próprio nome diz. O que mais tem apelo é o de capital protegido.

Entre as desvantagens desse perfil de investimento está a liquidez. As datas de vencimento dos contratos são geralmente mais longas, e caso seja necessário antecipar o resgate do ativo, será preciso tentar vendê-lo no mercado secundário, o que não é sempre fácil. Para quem procura alta liquidez, esse não é um investimento recomendado.

Já a maior vantagem do COE é a possibilidade de diversificação da carteira por um valor bem mais acessível se comparado a outros investimentos, como por exemplo, os realizados no exterior. Outra vantagem é que é um investimento com a segurança da renda fixa atrelado a renda variável.

Leia mais:
O que esperar dos investimentos em 2021?
Confira qual o retorno do seu dinheiro com a calculadora de investimentos.
Retrospectiva Cafeína 2020

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.