Siga nossas redes

Finanças

Veja as 5 ações que mais subiram e caíram na semana

Ibovespa acumula queda mensal mas especialista garante que não estamos em um novo período de baixa

Mais uma semana chegou ao fim e o Ibovespa foi puxado pela incerteza. O principal índice da B3 fechou esta semana em queda de 1,3%. No mês de setembro acumula perdas de 2,38%.

O cenário é de forte volatilidade. A Bolsa oscilou entre 95 mil e 97 mil pontos. Para Matheus Kraft, assessor de investimentos e sócio do escritório Ikedo Investimentos há três fatores que geram estresse nos mercados: o primeiro são as eleições americanas, que ocorrem em novembro, e que provocam uma instabilidade normal todo ano. O segundo ponto é o aumento de casos de coronavírus na Europa, o risco de uma segunda onda acontecer e até mesmo lockdown e fechamento de fronteiras, o que impactaria alguns setores. E no cenário doméstico, o terceiro agente estressor é o risco fiscal com os constantes desentendimentos políticos.

Contudo, ele avalia que após a pandemia o Ibovespa se recuperou de forma acelerada, mais rápido do que esperado, por este motivo a queda de agosto e setembro pode se traduzir em um impulso para a alta dos próximos meses.

“Acredito que é uma realização de lucro, isso não significa que estamos entrando em um novo período de baixa. O investidor não precisa se preocupar”, esclarece.

Maiores altas

A maior alta da semana foi do IRB Brasil (IRBR3) que disparou 27,58%. Provavelmente você já ouviu falar que quando a gente chega no fundo do poço a recuperação é mais rápida. É exatamente isso que ocorre com a resseguradora. Segundo o assessor da Ikedo Investimentos, a companhia está no menor patamar com relação ao seu valor de mercado, o que faz com que o papel tenha essa alta expressiva.

A empresa também apresentou os resultados de julho, com prejuízo de R$ 62,4 milhões, porém acima do que esperado pelo mercado. Somado ao processo de reestruturação do IRB, que nutre as expectativas dos investidores. “Olhando para o setor este movimento é mais especulativo. Ainda não temos como afirmar que a médio e longo prazo voltaremos aos patamares de antes”, afirma Kraft.

A segunda maior alta da semana foi da Localiza (RENT3), as ações da empresa valorizaram 11,95%. O mercado reagiu positivamente a fusão entre Localiza e Unidas que pode criar uma companhia quatro vezes maior que a Movida, principal concorrente do grupo. Segundo Kraft, ambas empresas tem o mesmo objetivo, isso aumenta a competitividade no mercado.

Outra ação que também acumulou ganhos na semana foi a Qualicorp (QUAL3), que avançou 4%. A companhia trabalha com seguros de saúde e tem boa procura pelos investidores, que escolhem a ação para se proteger das oscilações. “Companhias como a Qualicorp tem um caixa forte e não estão sujeitas a esse constante sobe e desce”, explica o assessor de investimentos. A alta da companhia segue esse fluxo de fundamentos.

Veja as cinco maiores altas da semana:

AçãoAlta
IRB Brasil (IRBR3)27,58%
Localiza (RENT3)11,95%
Qualicorp (QUAL3)4,00%
Magazine Luiza (MGLU3)3,98%
Sul America (SULA11)3,77%

Maiores quedas

Nos destaques negativos encontramos companhias com forte influência do cenário internacional. A Gol (GOLL4) foi a maior queda da semana, com desvalorização de 11,24%. A companhia ensaiava recuperação nos últimos meses, mas o risco de uma segunda onda do coronavírus na Europa e um eventual lockdown acabou pressionando o setor aéreo, e junto a este as ações da companhia despencaram.

Outra que sofreu na mão da possível segunda onda foi o Iguatemi (IGTA3) que recuou 10,61%. Segundo Kraft, o setor de shoppings é um dos que mais apresenta dificuldade na recuperação pós pandemia, o que gera instabilidade para os papeis. “Empresas com dificuldade de honrar alugueis, horários reduzidos e o risco de uma nova contaminação traz um viés negativo para o setor. Mas nada que não possa ser revertido a meio ou longo prazo”, afirma.

A terceira maior queda da semana foi da Minerva (BEEF3) com baixa de 9,06%. A companhia exportadora sentiu os impactos da volatilidade no câmbio, o que acabou pressionando o preço do papel. Contudo, Kraft garante que este movimento não significa uma tendência de baixa para a empresa.

Veja as cinco maiores quedas da semana:

AçãoQueda
Gol (GOLL4)-11,24%
Iguatemi (IGTA3)-10,61%
Minerva (BEEF3)-9,06%
Multiplan (MULT3)-8,84%
Embraer (EMBR3)-8,38%

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.