O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu à taxa anualizada de 2% no terceiro trimestre de 2021, de acordo com a primeira leitura do indicador, publicada nesta quinta-feira pelo Departamento do Comércio do país.
O resultado ficou bem abaixo da mediana de estimativas consultadas pelo Projeções Broadcast, que era de avanço de 2,5%. No segundo trimestre, a economia americana teve expansão anualizada bem mais expressiva, de 6,7%.
O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 5,3% entre julho e setembro. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, avançou 4,5% no mesmo intervalo.
Auxílio-desemprego
O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos teve queda de 10 mil na semana encerrada em 23 de outubro, a 281 mil, segundo dados com ajustes sazonais publicados pelo Departamento do Trabalho norte-americano. O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam 289 mil solicitações.
O total de pedidos da semana anterior foi ligeiramente revisado para cima, de 290 mil a 291 mil.
Já o número de pedidos continuados apresentou recuo de 237 mil na semana encerrada em 16 de outubro, a 2,243 milhões. Esse indicador é divulgado com uma semana de atraso.
Veja também
- Balanços do 3° trimestre de 2021: veja o calendário completo
- Short selling vale a pena? As visões antagônicas de 2 value investors
- TECB11: tudo sobre o 1º ETF de tecnologia made in Brasil
- Mercado Livre e Vale são as empresas latinas mais negociadas em bolsa em 2021
- Você sabe como calcular férias? Confira o passo a passo