Siga nossas redes

Economia

PIB dos EUA cresce 2% no 3º trimestre

No segundo trimestre, a economia do país havia crescido 6,7%.

Operador na bolsa de valores de Nova York, EUA 30/06/2021 REUTERS/Brendan McDermid

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu à taxa anualizada de 2% no terceiro trimestre de 2021, de acordo com a primeira leitura do indicador, publicada nesta quinta-feira pelo Departamento do Comércio do país.

O resultado ficou bem abaixo da mediana de estimativas consultadas pelo Projeções Broadcast, que era de avanço de 2,5%. No segundo trimestre, a economia americana teve expansão anualizada bem mais expressiva, de 6,7%.

O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 5,3% entre julho e setembro. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, avançou 4,5% no mesmo intervalo.

Auxílio-desemprego

O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos teve queda de 10 mil na semana encerrada em 23 de outubro, a 281 mil, segundo dados com ajustes sazonais publicados pelo Departamento do Trabalho norte-americano. O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam 289 mil solicitações.

O total de pedidos da semana anterior foi ligeiramente revisado para cima, de 290 mil a 291 mil.

Já o número de pedidos continuados apresentou recuo de 237 mil na semana encerrada em 16 de outubro, a 2,243 milhões. Esse indicador é divulgado com uma semana de atraso.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.