ARTIGO*
Silvio Santos, levando em conta que vivemos em um mundo onde os ambientes virtuais estão cada vez mais imersivos e compartilháveis, usará a tecnologia das criptomoedas para comemorar o aniversário de 41 anos do SBT.
Depois de se tornar a primeira rede de televisão a criar e leiloar NFTs (tokens não-fungíveis) para o público em agosto do ano passado, no próximo dia 19 Silvio Santos lançará uma nova coleção para seus fãs. No entanto, inovando mais uma vez, não usará um simples marketplace, mas sim o ambiente imersivo de um metaverso exclusivo.
Apesar de atuar em um ambiente tradicional, isso ratifica como a emissora está antenada com dados e a tendência global. Afinal, os brasileiros estão entre os maiores amantes globais de ambas tecnologias.
Como vai funcionar?
O lançamento das coleções será feito em parceria com a Origgio — marca pertencente à InspireIP, empresa pioneira nos registros de NFTs por blockchain —, que inclusive estruturou a primeira coleção da empresa no ano passado.
Partindo do Hall da Fama da emissora, que tem itens clássicos da história do canal, diversas imagens poderão ser adquiridas em salas imersivas com lances iniciais a partir de R$ 200.
A venda dos colecionáveis únicos será feita em formato de leilão, ficando disponíveis entre os dias 19 de agosto até 16 de novembro no site exclusivo para o evento: sbtverso.com.br.
Pelas palavras da Carolina Nunes, fundadora da Origgio, esse será um lançamento “revolucionário”: “A exposição de NFT do SBT é revolucionária porque através da tecnologia da Origgio vamos fazer uma integração direta com um metaverso. Tudo foi feito sob medida para a emissora e os NFT poderão ser vendidos diretamente no metaverso.”
Ao que parece, tudo indica que a emissora não medirá esforços para levar uma experiência única para os fãs e eternizar seu nome na história.
É só mais um hype?
Longe de gastar dinheiro em vão, essa é mais uma tacada certeira do Silvio Santos. Segundo relatório Statista Digital Economy Compass 2022, o Brasil é o segundo maior país com entusiastas dos NFTs, somando 4,99 milhões de usuários.
Para se ter uma ideia, conforme ilustrado no gráfico abaixo, o número de entusiastas da tecnologia no Brasil é tão expressivo que o país só fica atrás da Tailândia:
O impacto na sociedade
O leilão de NFTs através de um metaverso exclusivo pela emissora vai permitir que o conhecimento sobre criptomoeda e blockchain seja mais difundido entre a população e ajudar na quebra paradigmas e preconceitos.
Mais que a comemoração do seu aniversário com um simples leilão de NFTs, a campanha imersiva representa uma revolução cultural.
Apesar de contar com vários críticos, em termos evolutivos, ambas tecnologias são como os cartões de crédito: revolucionarão todo ambiente sociocultural do qual estamos acostumados; contudo, não da noite para o dia.
*Mayara é co-autora do livro “Trends – Mkt na Era Digital”, publicado pela editora Gente. Multidisciplinar, apaixonada por tecnologia, inovação, negócios e comportamento humano. |
*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.
Veja também:
- ETFs de criptomoedas: veja a lista completa dos ativos listados na B3
- Bitcoin Cash: o que é, como funciona e vale a pena investir nessa cripto
- Microcoin: conheça esse tipo de criptoativo e veja se vale a pena investir
- Criptogames: como impactam a indústria e os investimentos
- Chiliz Criptomoeda: o que é e qual o futuro desta cripto
- NFT mais caro do mundo: quais são eles?