O mercado subiu a projeção para os juros; enquanto isso, Lula voltou a criticar o patamar da Selic.
O Boletim InvestNews desta segunda-feira (6) comenta a repercussão no mercado financeiro da nova elevação da previsão para a taxa Selic em 2024, segundo Boletim Focus divulgado pela manhã.
Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o Banco Central, e defendeu que o Brasil deveria ter juros mais baixos. O patamar da Selic está mesmo mais alto do que poderia? Ou os juros, na verdade, podem demorar para cair ou até mesmo subir ainda mais?
O programa também comenta os rumores de que o governo Lula estaria estudando isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até 2 salários mínimos. Quais seriam os impactos de uma medida como essa? E como isso se reflete no mercado?
Outro tema do dia é a alta das ações da Petrobras (PETR3, PETR4), refletindo o aumento da cotação do petróleo no exterior após o forte terremoto que atingiu a Turquia. Enquanto isso, empresas do segmento frigorífico – Marfrig (MRFG3), JBS (JBSS3) e BRF (BRFS3) – tiveram dia negativo na bolsa de valores.
O BLTM traz um resumo de notícias de economia que mexeram com o fechamento do mercado, cotação do dólar, bitcoin e Ibovespa no dia, além das ações que mais subiram e mais caíram.
A apresentação é da jornalista Karina Trevizan e do economista Samy Dana.
Veja também
- Com a explosão dos juros, títulos IPCA+ tombam até 31% no ano
- Banco Central confirma expectativa e sobe Selic para 11,25% ao ano
- Endividamento do governo cria oportunidades na renda fixa; títulos privados já pagam IPCA+9%
- Alta dos juros pode reverter a recuperação do setor bancário
- Banco Central retoma alta de juros e Selic sobe para 10,75% ao ano