Seja na substituição de mão de obra ou execução de trabalhos escolares, a evolução da tecnologia e, principalmente, a adoção da inteligência artificial é vista muitas vezes como vilã. Porém, em vários momentos da história, ela foi e continua sendo fundamental, inclusive para a sobrevivência humana.
Revolução industrial
A tecnologia desempenhou um papel fundamental na Revolução Industrial, impulsionando o crescimento econômico, a produção em massa e a melhoria da qualidade de vida em muitos países ao redor do mundo através da máquina a vapor, torno mecânico e telégrafo, para citar alguns. Isso levou a mudanças significativas na sociedade, na economia e na vida cotidiana, e criou a base para o mundo industrializado em que vivemos hoje.
Trabalhos repetitivos
A tecnologia ajuda nos trabalhos repetitivos de várias maneiras, principalmente através da automação de processos. Quando um trabalho é repetitivo, significa que ele é baseado em uma série de tarefas que precisam ser executadas de forma consistente e repetitiva. Isso pode ser entediante, cansativo e demorado para os trabalhadores, além de ser propenso a erros humanos.
Agronegócio
Sendo ajudando os agricultores e produtores a maximizar a produtividade, reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos, a tecnologia vem impulsionando a agricultura de precisão através do GPS, realizando a pulverização de defensivos através de drones e fazendo a gestão através de softwares cada vez mais sofisticados e integrados. Ela também é a principal aliada neste segmento para garantir um dos maiores desafios globais: a segurança alimentar.
Trabalhos Escolares
Muitos educadores questionam que os alunos estão usando o ChatGPT para fazer os trabalhos escolares. Será que a forma de ensino não precisa ser revista? Que tal pedir para os alunos pesquisarem um determinado assunto no ChatGPT e escrever uma redução com as suas próprias observações baseados com o que aprenderam após a leitura? Ou melhor, pesquisar temas cruzados que possivelmente não estão descritos em algum site e trouxessem um novo posto de vista para você analisar e chegar às suas próprias conclusões.
Ética
Se você perguntar qual foi o melhor presidente do Brasil ou qual o melhor time de futebol do mundo, pode não obter a resposta correta do ChatGPT. Poderá ter um viés político, ideológico e até polêmico. Da mesma forma que você pedir a melhor receita para uma cerveja indian pale ale, será que existe uma única receita perfeita? Em alguns casos realmente não há uma única resposta correta. Alguns pesquisadores do Google defendem a abordagem NORA (not one right answer), algo do tipo “não há uma única resposta correta”. Essa parte ainda não é tão simples de ser resolvida na inteligência artificial pois ainda não é possível inserir um “filtro ético” nas respostas. Mas tudo deve ser uma questão de tempo.
ChatGPT não é inteligência artificial, é um modelo probabilístico, não toma decisões e não tem consciência do que está dizendo ou exibindo. O que ele faz atualmente é processar uma quantidade absurda de conteúdos e apresentar numa forma contextual superior as buscas atuais do Google. Mas claro que é nítida a evolução da inteligência artificial. Ironicamente pode exemplificar que muitas provas são pura decoreba. Ao longo do tempo, a superinteligência artificial quando estiver disponível daqui a cinco ou dez anos será capaz de tomar decisões.
Prosperidade
Gostando ou não, a evolução da tecnologia é inevitável. Os mesmos que criticam as novas tecnologias não vivem sem os seus smartphones com seus inúmeros apps, suas redes sociais, fazem videoconferência (pois estão em home office ou querem conversar com amigos e parentes distantes). Pedem comida ou consultam a melhor rota para ir do ponto A para o ponto B, assistem filmes através de streaming e aprendem online.
Tudo o que foi questionado no início em algum momento é aceito de forma natural, pois torna-se uma ferramenta indispensável em nossa sociedade. Indústrias inteiras vão se transformando ao longo do tempo graças a tecnologia. A questão maior é como utilizar toda a tecnologia para diminuir todo o tipo de desigualdade, como acesso a saúde, alimentação, educação e oportunidades de trabalho.
O caminho é longo, mas posso afirmar que a geração de prosperidade vem através de pessoas bem-intencionadas com o apoio incondicional da tecnologia. Nos vemos do outro lado!
As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação.
Veja também:
- Metaverso e blockchain: como podem ajudar a salvar a Floresta Amazônica?
- O que é ‘digital ID’? Tecnologia deve ser implementada em 2025
- Marcas lançam coleções de NFTs e clubes de experiências para seus consumidores
- Confira as criptomoedas promissoras para 2023, segundo especialistas
- Como minerar bitcoin? Aprenda em 4 passos
- Quais são as 5 NFTs mais caras do mundo?