Siga nossas redes

Análise

Morning Call: Banco Central do Japão, projeta inflação para o ano acima da meta

Logo após abertura dos mercados futuros teremos a decisão dos juros por parte do BCE.

O destaque desta quinta é a decisão do BCE

A decisão do BC (Banco Central) Japonês de permanecer com juros em níveis atuais vai contra todos os BC’s ao redor do mundo. Mesmo reconhecendo que a inflação deve encerrar o ano acima da meta, o BC já sinalizou que deve permanecer com juros nos níveis atuais para as próximas reuniões. Com essa decisão o índice Nikkei encerrou o dia em leve alta de +0,44%. Já nas bolsas Chinesas o dia foi negativo com o CSI300 realizando -1,11% e o SSEC -0,99%.

Logo pela manhã teremos na Europa a divulgação da taxa de juros do BCE, e a expectativa do mercado seria de uma elevação de 0,25%. Mas os investidores consideram que o ideal fosse um aumento ainda maior, 0,50% para que de fato possa surtir um efeito sobre a inflação. Lembrando que seria a primeira elevação do juros em 11 anos, com isso existe o receio de que o impacto não seria apenas sobre a inflação, mas também sobre o crescimento econômico. Neste momento o CAC em Paris opera em leve alta de +0,29% e o DAX em Frankfurt leve queda de -0,40%. Destaque também para a renúncia do premiê italiano Mario Draghi nesta manhã.

Nos Estados Unidos a bolsa fechou esta quarta-feira (20) no maior nível em 27 pregões, com uma alta de +0,59%. Considerando a estatística histórica de que todo primeiro semestre dentre os piores resultados, foi seguido de um segundo semestre positivo, seguimos até o momento dentro do padrão. Pois o atual semestre segue com uma alta de 4,61% e vamos ver se teria força para perdurar até o fim do ano. O minério de ferro segue na mesma faixa de preço dos últimos 5 dias, enquanto que o petróleo do tipo Brent opera em queda de -3,85%.

Petrobras divulga prévias

Por aqui o mercado deve aguardar após o fechamento do mercado, as prévias de produção e vendas do segundo trimestre da Petrobras (PETR4). Lembrando que por enquanto nesta manhã o petróleo realiza e tende a impactar as ações diretamente. Outra empresa que deve divulgar as previas nesta quinta-feira (21) seria a Braskem (BRKM5). O destaque do dia continua sendo a decisão do BCE, que será anunciado logo na abertura do mercado futuro.

Conseguimos um fechamento acima dos 98100 e esse seria o primeiro passo para uma melhora. Agora seria importante permanecer acima desta região ao fechamento de cada dia. Lembrando que já tínhamos tentado uma melhora como esta à duas semanas e o movimento falhou. Se firmar temos espaço para buscar inicialmente 102 mil pontos. Lembrando que no médio prazo a faixa dos 90 mil pontos ainda não pode ser descartada.

gráfico do Ibovespa hoje 21-07-22 o viés ainda é negativo para o médio prazo.
Fonte: tradingview

Bitcoin

Mesmo tendo encerrado alguns dias acima dos USD$20.000 a criptomoeda deveria ter mostrado mais força compradora. Qual seria o receio neste momento? A configuração atual dos preços com base no gráfico semanal, seria de uma bandeira. Essa formação é uma pausa dos preços para que em seguida continue o movimento anterior, que no caso seria de queda. Com base nos volumes financeiros de compra do Bitcoin no passado, a região que o mercado teria interesse novamente, estaria apenas em USD$14.000 e USD$10.000, fora o preço atual que já estamos por algumas semanas.

gráfico do Bitcoin hoje 21-07-22 o viés ainda é negativo para o médio prazo
Fonte: tradingview

Tesla (TSLA)

A empresa divulgou seu resultado nesta quarta-feira (20) após o fechamento do mercado surpreendendo positivamente com um resultado de quase 100% de alta se comparado a um ano antes. Com isso as ações operam no pré mercado com alta de +2,84%. No curto prazo as últimas semanas foi de muito indefinição na cotação. O mercado parece confuso do que esperar para empresa nos meses seguintes. Mesmo que no curto prazo o papel tenha força para uma reação, o viés de médio prazo ainda é negativo.

gráfico da Tesla (TSLA) hoje 21-07-22 o viés ainda é de queda para o médio prazo, mas o ativo tenta mudar o comportamento no curto.
Fonte: tradingview
09:15EURDeclaração de taxa de juros do BCE
09:30EUAPedidos iniciais por seguro desemprego
09:30EUAIndice de atividade industrial do Fed de Filadelfia
09:45EURColetiva de imprensa BCE
11:15EURDiscurso Christine Lagarde, presidente do BCE

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.