Siga nossas redes

Análise

Morning Call: China realiza com novos casos de Covid

A semana começa com leve queda nas commodities.

commodities em queda
petróleo e minério de ferro em queda

A semana começa em leve queda na Europa

A semana começou de forma negativa na China, e sim existe o receio com os novos casos de Covid e desta vez com a variante BA.5 Ômicron. Mas o que pode ter pesado ainda mais sobre os mercados da região, é o sentimento de que as autoridades estaríam deixando aos poucos a flexibilização monetária que foi adotada ao longo do período de lockdown. Com isso quem se salvou em terreno positivo foi o índice Nikkei em Tóquio com alta de +1,11% e em queda tivemos o Hang Seng em Hong Kong -2,77% e o CSI300 -1,67%.

Por enquanto o mercado Europeu inicia a sessão em leve queda, acompanhando o fraco desempenho das bolsas Chinesas, mas existe também o receio com relação ao gás Russo. Hoje inicia a manutenção anual do principal gasoduto que liga Russia e Alemanha, até o primeiro momento tudo normal para o procedimento. O receio do mercado seria da Russia aproveitar para estender o período de interrupção no fornecimento de gás para Alemanha, o que atrapalharia o estoque do produto para o período de inverno. Por enquanto FTSE em Londres em queda de -0,54%, DAX em Frankfurt -0,79% e o CAC em Paris -0,66%.

Hoje a agenda é fraca no mercado norte americano e os investidores seguem de olho nos dados de inflação, que terá o IPC divulgado na quarta feira. O receio de uma recessão é o que ronda o mercado nos últimos dias. Mas se chegar a este ponto o FED poderia atuar de forma mais lenta sobre os juros ou até mesmo voltar a estimular a economia. Nesse caso apesar da preocupação com a recessão o mercado volta a subir, como ocorreu na última semana. Lembrando que o SP500 pode sofrer pressão vendedora no curto prazo por conta da barreira nos preços na faixa dos 3950.

Commodities podem impactar o IBOV

A última semana do Ibovespa foi marcada por uma melhora generalizada dos ativos que vinham sendo fortemente pressionados. Espaço para respirar um pouco mais existe, mas vamos ver se as principais ações, VALE e PETRO não vão atrapalhar esse comportamento, pois o minério de ferro opera em queda de -1,78% e o petróleo do tipo BRENT -1,56%. Lembrando que o DI futuro continua trabalhando em níveis que preocupam, barreira de curto prazo 13,70 / 13,75, acima dessa faixa abre espaço para maiores altas.

O Ibovespa consegue fechar acima da barreira indicada no último morning call e isso traz uma visão mais positiva para o curto prazo. Para seguir com esse viés mais otimista no diário, seria importante permanecer acima dos 99.500. A região dos 102.100 comentada ontem permanece sendo uma barreira importante, pode aparecer um número maior de vendedores nesta região. Do lado negativo a preocupação continua com mercado tendo possibilidade de buscar 95 / 90 mil pontos para o médio prazo.

gráfico do Ibovespa hoje 11-07-22 o viés ainda é negativo para o curto prazo, mas temos uma reação como esperado

Bitcoin

Agora o ativo começa a ficar mais interessante, o fechamento ocorre novamente acima dos $20 mil dólares o que por consequência também seria acima da média de curto prazo dos últimos 9 dias de negociação. Próximo passo para esta criptomoeda seria buscar o nível de $23 mil e encerrar a semana acima desta região. Lembrando que por enquanto a melhora é apenas para o curto prazo, o médio ainda trabalha com um viés negativo.

gráfico do Bitcoin hoje 11-07-22 o viés ainda é negativo para o curto prazo, e como mencionado nos últimos dias um empurrão poderia levar a uma melhora

Minério de Ferro

Por enquanto o minério de ferro consegue se segurar na região dos $107, mas se for pressionado abaixo dessa região de preços, teremos espaço para uma realização na casa dos -20%. No curto prazo qualquer reação deve ser considerada como repique, pelo menos no primeiro momento, até que se prove como um movimento de reversão. Com os novos casos de Covid na China a commodity segue sendo pressionada.

gráfico do minério de ferro hoje 11-07-22 o viés ainda é negativo para o curto prazo
00:00CHINovos Empréstimos
00:00EUREncontro do Eurogrupo
08:00BRABoletim Focus
15:00EUADiscurso do Williams membro do FOMC

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.