Siga nossas redes

Análise

Morning Call: com agenda esvaziada, Ibovespa será impactado pela ata do Copom

Cenário global e bolsa de valores

No cenário global, em dia de agenda fraca, o forte lucro da gigante petrolífera BP sustentava o mercado europeu, enquanto o euro perdia depois que a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, tentou conter as expectativas de altas de juros. A BP informou lucro anual de 12,8 bilhões de dólares, o maior em oito anos, com a ajuda da disparada dos preços do gás e petróleo.

A bolsa da China fechou em alta, apesar da baixa das blue chips nesta terça-feira, com a incerteza sobre o impacto da medida do governo dos Estados Unidos de acrescentar mais entidades chinesas a uma lista de controle de exportações pesou sobre o sentimento. A exceção foi da Bolsa de Hong Kong — o índice Hang Seng registrou queda de -1,02%. A bolsa de Xangai subiu +0,67%, recuperando-se de perdas no início do pregão. Em Tóquio, o Nikkei fechou em alta de +0,13%.

Já as bolsas da Europa estão operando no terreno positivo após divulgação de balanços corporativos com resultados melhores do que o esperado. BP e BNP Paribas divulgaram os números do 4ºTRI que agradaram os investidores. Na abertura, Londres operava em alta de +0,63%; Frankfurt, +0,74%; Paris, +0,97%; Madrid, +1,55% e o Stoxx 600, +0,63%.

Cenário no Brasil

Em dia de agenda esvaziada lá fora, o investidor espera por aqui pelo balanço do Bradesco, depois do fechamento dos negócios, que deve apontar lucro próximo à estabilidade na margem e na comparação anual. Mas a maior expectativa do dia fica para a ata do Copom (8h). Com apostas concentradas em 1,00 ponto na próxima reunião, o mercado vai procurar pistas sobre a próxima dose de alta do juro e quer conferir as chances de o ciclo de aperto monetário já terminar em março (dias 15 e 16), com a Selic abaixo de 12%. 

Na cena nacional também seguem as atenções às propostas de emenda à constituição sobre redução de alíquotas que incidem sobre os combustíveis, que teriam efeito na arrecadação estimados entre 54 bilhões e 100 bilhões de reais anualmente. O Congresso terá sua primeira sessão do ano, tendo na pauta a análise de vetos presidenciais.

O principal índice da bolsa brasileira registrou recuo tímido na segunda-feira, diante de exterior misto, com a queda nos papéis dos setores de saúde, financeiro e de petróleo superando a alta de ações de Vale, siderúrgicas e de JBS. O Ibovespa caiu 0,22%, a 111.996,40 pontos, com volume financeiro de R$ 25,6 bilhões.

Indicadores econômicos e eventos
EUA: Balanço de Pfizer, antes da abertura do mercado
Brasil: Balanços de Bradesco e XP, após o fechamento do mercado
BC divulga ata do Copom (8h)
FGV: IPC-S da 1ª quadrissemana de fevereiro (8h)
EUA/Deptº do Comércio: Balança comercial de dezembro (10h30)
EUA/API: estoques de petróleo da semana até 21/01 (18h30)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.