Siga nossas redes

Análise

Morning Call: Decisão e coletiva do Fed deve trazer volatilidade ao mercado hoje

Os investidores apostam em uma alta de 0,75 ponto percentual nos juros norte americanos hoje e uma manutenção na taxa Selic em 13,75% mas mais importante do que o resultado, que deve vir em linha, é a comunicação pós decisão

Nesta quarta feira os mercados se preparam para o resultado da reunião do banco central dos EUA, o Fed, para a taxa de juros do país que atualmente se encontra entre 2,25% e 2,50%.

As bolsas asiáticas acompanharam hoje o desempenho das bolsas globais de ontem com quedas refletindo os receios sobre o ritmo do aperto monetário pelo Fed. O índice Nikkei encerrou o dia com queda de 1,36%, o Hang Seng recuou 1,79%, o Shanghai teve baixa de 0,17% e o sul coreano KOSPI registrou perdas de 0,87%.

Na Europa os mercados tem desempenhos mistos no começo desta manhã com o índice DAX com queda de 0,13%, o FTSE em alta de 0,90%, o CAC tinha ganhos de 0,08%, o IBEX recuava 0,04% e o Euro Stoxx caía 0,04%. Os mercados também reagem ao anúncio da primeira-ministra do Reino Unido do pacote de ajuda do governo em energia para alívio das empresas como uma forma de subsídio para o preço energético do gás e eletricidade por seis meses mas que deve se estende por mais tempo.

E a Rússia anunciou que deve usar cerca de 2 milhões de soldados em uma mobilização parcial para anexar territórios conquistados na Ucrânia à Rússia. É atribuído a esse anúncio o aumento nos preços do petróleo como o WTI que registrava alta de 2,43% e o Brent com ganhos de 2,24% nesta manhã.

Super quarta deve trazer mais volatilidade aos mercados

Por conta da decisão da nossa taxa de juros, a Selic, ser divulgada hoje, mesmo dia da decisão da taxa de juros dos EUA, o dia é conhecido como a super quarta e que, por conta da decisão de juros pelo Fed acontecer às 15:00 seguida de uma coletiva de dirigentes do banco central ainda durante nosso horário de pregão no Brasil, pode aumentar a volatilidade tanto em bolsa, juros e câmbio não só pela decisão de juros em si, que de acordo com expectativas do mercado, deve subir em 0,75 ponto percentual para 3% e 3,25%, mas também pelo tom do discurso que pode atualizar o mercado sobre a perspectiva do Fed sobre a trajetória dos juros e do controle inflacionário.

Fonte: CME Group

Aqui no Brasil a Selic será divulgada após às 18:00 com mercados fechados e as maiores apostas dos investidores são de manuentenção da atual taxa Selic de 13,75% acompanhada do comunicado da decisão e uma ata da reunião indicando o fim do ciclo de alta e que os juros devam ficar em um patamar elevado por mais tempo. Essa tática do Banco Central de acalmar os ânimos dos investidores que já apostavam em uma queda de juros ainda no começo de 2023 já vêm sendo usado pelo presidente do nosso BC, Roberto Campos Netos e outros dirigentes de modo a evitar que o mercado se antecipe demais e cause divergências nos planos do Banco Central.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.