Siga nossas redes

Análise

Morning Call: feriado na China e EUA; posse do novo presidente no Brasil

Agenda vazia e feriado de Ano Novo na China e EUA devem reduzir significativamente a liquidez do Ibovespa no pregão de hoje (2). A posse do novo presidente do Brasil, Luiz Inácio, ocorreu ontem em Brasília.

Publicado

em

por

Ângela S. Tosatto

Tempo médio de leitura: 3 minutos

Resumo da Semana anterior

No cenário doméstico, a divulgação da equipe ministerial completa do novo governo, os dados mais recentes da inflação positivos, o IGP-M menor que o esperado, a desaceleração do Caged para dezembro na comparação anual e o possível fim da desoneração sobre os combustíveis, movimentaram a última semana do ano de 2022. 

O IGP-M de dezembro variou 0,45% e encerrou o ano em 5,45%, com forte queda no comparativo anual em relação a 2021, onde encerrou o ano em 17,8%. 

O principal índice na nossa bolsa de valores, o Ibovespa, encerrou a semana estável em +0,16%, com destaque para o setor imobiliário (IMOB) que avançou 2,43%, seguido pelo setor financeiro (IFNC) que avançou 2,33% e do setor de consumo (ICON) que encerrou a semana em alta de 1,70%. 

Feriados na China e EUA devem reduzir significativamente a liquidez do Ibovespa

As ações da China registraram seu pior desempenho anual desde 2019, com o índice CSI300 caindo 21,6%. Enquanto o índice de referência das ações de Hong Kong caiu 15,4%, este registrou o pior desempenho desde 2012.

As ações dos Estados Unidos encerraram 2022 com perdas acentuadas, motivadas pelo aumento na taxa de juros para conter a inflação, temores de recessão, a guerra entre Rússia e Ucrânia e preocupações crescentes com os casos de Covid na China.

Os três principais índices americanos tiveram a primeira queda anual desde 2018, sendo que as quedas percentuais foram as maiores desde a crise financeira de 2008. O índice S&P 500 caiu 19,4% este ano, o Nasdaq cedeu 33,1%, enquanto o Dow Jones arrefeceu 8,9%.

O feriado de Ano Novo na China e EUA no dia de hoje (02) deve reduzir significativamente a liquidez do Ibovespa.

Principais bolsas da zona do euro amanhecem positivas

Na Europa, o humor era positivo depois de dados sobre a indústria da zona do euro sugerirem que o pior já passou depois de um ano marcado por temores de recessão.

No começo do dia, o DAX avançava 0,84%, o CAC em alta de 1,31% e o Euro Stoxx registrava alta de 0,70%. Já o FTSE, permaneceu fechado devido ao feriado de Ano Novo.

Ibovespa encerra o ano de 2022 no positivo; desoneração dos combustíveis é prorrogada por 60 dias 

O último pregão do ano de 2022 ocorreu na quinta (29), onde o Ibovespa encerrou o dia com queda de 0,46%, aos 109.734 pontos, com volume financeiro de R$ 24,4 bilhões. Porém em 2022, o Ibovespa registrou um avanço de 4,69%, liderado pelo segmento de utilities (UTIL) com alta acumulada de 12% e do setor financeiro (IFNC) que encerrou o ano com valorização de 11,4%.

O dólar subiu 0,43% frente ao real na última sessão do ano, encerrou o dia aos R$ 5,27. A moeda teve alta de 1,51% no mês e de – 5,30% no acumulado anual.

Ontem à tarde (1), o presidente eleito Luiz Inácio, tomou posse em Brasília e em um dos seus primeiros atos como novo presidente, assinou a medida provisória que prorroga por 60 dias a desoneração do PIS/Cofins sobre os combustíveis, medida já havia sido aplicada pelo governo passado para controle de preços.

Agenda Econômica da Semana

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.