Siga nossas redes

Cafeína

De variação cambial a permuta entre criptomoedas: o que muda na declaração?

Alguns pontos merecem atenção no momento da declaração de criptomoedas no IRPF2022, já que podem vir a se transformar em um problema para o declarante.

Engana-se quem acha que criptomoedas não precisam ser declaradas no Imposto de Renda 2022 justamente por este ser um ativo descentralizado – descorrelacionado dos mercados tradicionais.

Mas segundo a Receita, todos os investidores que possuíam valor igual ou superior a R$ 5 mil em moedas digitais até o último dia do ano anterior precisam fazer a declaração desses ativos. Em 2022, o prazo para as declarações termina no dia 29 de abril.

Pela atual legislação, só é tributado o ganho de capital quando o valor total das moedas vendidas em um único mês for maior do que R$ 35 mil. Caso o valor vendido não tenha chegado a esse montante, o valor será lançado como Rendimento Isento e não irá afetar o valor do imposto apurado na declaração

A declaração dos criptoativos segue basicamente os mesmos critérios de outros investimentos e bens, exigindo um pouco de atenção para quem pretende realizar a tarefa por conta própria.  A primeira etapa é ter em mãos os documentos com todas as informações necessárias, como os informes de rendimento e demonstrativos fornecidos pelas corretoras de criptos e plataformas de negócios ( as chamadas exchanges), além dos custodiantes e das carteiras digitais (também conhecidas por wallets).

A maioria das exchanges fornece relatórios periódicos e anuais com a posição de cada investidor. No entanto, em alguns casos, os relatórios são confusos e se não houver controle mensal por parte do investidor, essas informações podem se perder. Sendo assim, o ideal é fazer um controle próprio das operações para poder cruzar com aquelas disponibilizadas pelas empresas.

Segundo Guilherme Boari – especialista em declaração de investimentos – alguns pontos merecem a atenção do investidor no momento da declaração, já que podem vir a se transformar em um problema para o declarante – como o fato de não poder compensar prejuízos, ou quando se faz necessário apurar o lucro em outra moeda ou caso o investidor tenha trocado bitcoins por ethereums – a chamada permuta.

Assista ao Cafeína e veja os pontos de atenção na hora de declarar criptomoedas no Imposto de Renda 2022.

Veja também:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.