Siga nossas redes

Cafeína

Juros de debêntures incentivadas superam retorno com dividendos

Segundo o Bradesco BBI, a rentabilidade oferecida pelas debêntures incentivadas atreladas ao IPCA supera o retorno dos dividendos pagos pelas próprias companhias que as emitem.

Segundo levantamento do Bradesco BBI, a rentabilidade oferecida pelas debêntures incentivadas (isentas de IR) atreladas ao IPCA supera o retorno dos dividendos pagos pelas próprias companhias que as emitem – no curto e médio prazo.

Com a Selic e inflação em alta, a diferença entre o retorno que vem sendo oferecido nos dividendos e nas debêntures se sobressaiu, dado o maior estresse no mercado de crédito. No entanto, analistas do levantamento apontam que este cenário não deve durar tanto tempo, mas que a curto prazo se abriu uma janela de oportunidade para os investidores que desejam aumentar seus ganhos com títulos de dívida corporativa.

É esperado um arrefecimento da inflação dado a escalada de juros, e se isso se concretizar, a situação tende a se inverter.

Para levantar as remunerações, os analistas compararam a remuneração das debêntures incentivadas e o retorno com dividendos distribuídos por sete empresas de energia elétrica e uma de saneamento, uma vez que o setor é conhecido por retornar rendimentos generosos aos acionistas. Para as debêntures, foram consideradas as que remuneram a um juro prefixado mais o IPCA, cujos vencimentos sejam posteriores a dezembro de 2024, um IPCA projetado de 7,2% para o período e a marcação da curva de juros. Já para os dividendos, foi projetado o dividend yield para 2022, 2023 e 2024 segundo o históricos de distribuição.

Seguindo a metodologia, o estudo indica que quem investisse nas debêntures das respectivas empresas levantadas e mantivesse a aplicação até dezembro de 2024 teria um retorno maior que os dividendos distribuídos pelas mesmas em igual período. Um exemplo é a debênture incentivada da Taesa (TAEE3, TAEE4), que com uma taxa de 6,3% ao ano pagará (em dezembro de 2024) 41,2% já considerando a inflação implícita no período. Em contrapartida, o dividend yield acumulado das ações da Taesa seria de 22,8%.

Assista neste Cafeína quais outras companhias levantadas no estudo e os cuidados ao investir em debêntures.

Veja também:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.