Siga nossas redes

Cafeína

Maior portfólio e dividendos são aposta de Itaúsa contra preço descontado

A Itaúsa, holding que controla empresas como Itaú Unibanco, XP e Alpargatas é considerada uma mini Berkshire Hathaway. Entenda, neste Cafeína.

A controladora de empresas, como, Itaú Unibanco (ITUB4), XP (XPBR31), Alpargatas (ALPA4), Copa Energia, Aegea, Dexco (DXCO3) e NTS é comparada a icônica Berkshire Hathaway (BERK34) não à toa. Por ser uma holding pura – já que não tem um serviço ou produto – a Itaúsa (ITSA3 – ITSA4) investe em outras empresas do seu portfólio assim como a empresa de Warren Buffet. Porém, a holding americana sediada em Omaha investe em um número maior de companhias que a controladora brasileira.

Somado a isso, a empresa brasileira foi muito dependente do Itaú – uma de suas maiores posições nos últimos trimestres – apesar de vir diversificando seu portfólio e ter metas de explorar outros investimentos, segundo declarações da diretoria. No entanto, suas ações vem sendo negociadas por um preço inferior à média dos últimos cinco trimestres, o que parece um exagero, segundo análise de Murilo Breder, do Nu Invest.

Apesar de ser normal o fato de valor de mercado de Itaúsa (assim como outras holdings) ser inferior à soma das partes das empresas em que ela investe, a companhia ainda está muito descontada.

No entanto, o aumento no pagamento dos dividendos pode vir a ser o principal fator de crescimento para os papéis, segundo Breder. Na segunda-feira, 09, a companhia divulgou o pagamento de juros sobre capital próprio em 2022 no valor de R$ 0,0235295 por ação. Descontado os 15% de imposto de renda, o valor cai para R$ 0,02 por ação.

Neste Cafeína, Samy Dana e Dony De Nuccio fazem uma análise de Itaúsa (ITSA3 – ITSA4).

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.