Siga nossas redes

Cafeína

Melhores empresas, maiores retornos? ETF da felicidade aponta correlação

Dan Ariely, professor de economia comportamental na Duque University, criou uma metodologia capaz de medir a motivação entre os empregados de empresas listadas e a relação com as ações.

Será possível quantificar o nível de felicidade e engajamento das pessoas em seus respectivos trabalhos? Como medir o quanto os funcionários estão satisfeitos e o que eles pensam sobre as empresas em que trabalham?

Dan Ariely, professor de economia comportamental na Duque University criou uma metodologia capaz de medir a motivação entre os empregados, uma vez que em sua visão, isso impacta na produtividade e organização. Sendo assim, Ariely estudou durante seis anos a correlação entre o nível de engajamento das equipes e o desempenho das ações de uma companhia. O resultado da análise de dados resultou na criação de um indicador chamado “Human Capital Factor” (HCF), que em tradução livre significa “Fator de Capital Humano”.

Nesta espécie de ‘score’ o pesquisador analisou o que cria e sustenta a motivação das pessoas além de tentar entender quais empresas são melhores e piores nesses fatores. Seu objetivo era dar a possibilidade de as pessoas investirem em empresas que tratam melhor seus funcionários e que também tragam retorno  a seus acionistas. Já outro foco da pesquisa foi fazer com que as empresas passem a repensar no capital humano como um ativo e incluí-lo em seus balanços financeiros.

Baseado nesse conceito foi que a gestora americana Harbor Capital Advisors lançou no final de fevereiro um ETF que replica o índice construído a partir do ‘score’ criado pelo professor Ariely. Neles estão as empresas americanas de maior pontuação quanto ao capital humano. A regra para fazer parte desse índice é que as empresas tenham  boas avaliações dos funcionários assim como uma capitalização de mercado de no mínimo um bilhão de dólares.

O ETF, cuja sigla em bolsa é HAPY, têm na carteira empresas de tecnologia a farmacêuticas, como: Pfizer (PFIZ34), Zoom (Z1OM34), United Therapeutics, totalizando até cem empresas com alta classificação quanto ao engajamento dos funcionários. As ações são rebalanceadas trimestralmente como acontece com os índices em geral. Os resultados da pesquisa foram revisados pelo banco americano JP Morgan, que validou a pesquisa.

Veja neste Cafeína a análise completa do novo ETF da Felicidade, listado nos EUA e que ainda não está disponível na B3.

Veja também:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.