Siga nossas redes

Cafeína

Relação preço/lucro do Ibovespa é o menor desde a crise de 2008; entenda

Segundo analistas da Guide Investimentos, a relação preço/lucro do Ibovespa é de 7X, o que demostra que o principal índice da B3 está descontado e com preço atrativo.

Pelas principais métricas de valuation, o Ibovespa está sendo considerado barato. Analistas da Guide Investimentos elaboraram um relatório contendo gráficos em que mostram o desempenho do principal índice da B3 no decorrer do tempo, as diferentes taxas de juros no período, a inflação da época e o cenário macro.

Segundo o estudo que analisou diferentes indicadores, como, relação preço/lucro, dividend yield, prêmio de risco, entre outros, a tese do preço da bolsa ser atrativo foi comprovada, uma vez que a relação P/L do Ibovespa está em 7x, o que é o menor número desde a crise de 2008, segundo os analistas. O prêmio de risco implícito no mercado de ações está próximo dos maiores níveis da história.

No entanto, o fato de o Ibovespa estar barato está mais associado ao elevado potencial de retorno no médio prazo (isso olhando a janela entre um e dois anos).

No entanto, para que haja um salto no preço das ações no país, os analistas indicam que é preciso uma mudança na narrativa do mercado, uma vez que o valuation da bolsa reflete o risco político, juros altos, risco de recessão nos EUA entre outros fatores.

Veja neste Cafeína seis gráficos que mostram como o Ibovespa está sendo negociado a um preço bem abaixo dos menores níveis da história.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.