Siga nossas redes

Criptonews

The Merge, da rede Ethereum, começa nesta semana

Evento é considerado um dos mais importantes do mundo cripto.

Entramos na semana mais aguardada para os entusiastas da rede Ethereum (ETH), um upgrade chamado “The Merge” (A Fusão, na tradução para o português) irá mudar o modo de validação das transações. Do atual mecanismo de consenso Proof-of-work (PoW), a rede migrará para o Proof-of-Stake (PoS).

Em poucas palavras, o que são os mecanismos de consenso?

Um mecanismo de consenso em uma rede blockchain atua dizendo qual é o protocolo de validação para a segurança daquele ambiente. 

Um exemplo: imagine uma planilha do Google (GOGL34) em que compartilhamos publicamente informações, de modo que qualquer pessoa possa conhecê-las e alterá-las. 

Mas qual seria o meio para controlar a segurança dessa planilha, já que ela é aberta a todos? Como poderíamos permitir que qualquer pessoa pudesse acessar, auditar e registrar apenas informações válidas?

Uma alternativa seria pensar em regras ou parâmetros para definir quem, o quê e quando alguma informação pode ser registrada. Portanto, esse seria um modelo de mecanismo de consenso que iria garantir a validação e segurança de uma rede. 

O que é Proof-of-Work (PoW)?

Para resolver o problema acima, uma possibilidade seria utilizar o protocolo PoW, que é uma rede que exige que sejam utilizados equipamentos (hardware) e eletricidade para ajudar no processo de validação e registro das transações.

Os interessados que possuem esses equipamentos participam de uma “corrida” para desvendar um enigma que é difícil de ser alcançado (exige bastante poder computacional dedicado), porém, fácil de ser verificado pelos demais participantes da rede.  

O participante que conseguir desvendar esse enigma em primeiro lugar, ganha o direito de registrar as transações nesta planilha e, como recompensa, ganha da rede um valor já pré-determinado e conhecido por todos. 

Esse é o mecanismo utilizado pela rede Bitcoin (BTC) e que foi utilizado pelo ethereum desde seu lançamento até agora, que irá migrar para o PoS.

O que é Proof-of-Stake (PoS)? 

O Proof-of-Stake quer alcançar os mesmos resultados do Proof-of-Work, permitindo apenas que transações válidas sejam registradas nesta rede, porém, sem que seja preciso utilizar os hardwares ou ter o gasto energético para fazer isso.

Vamos imaginar aquela planilha compartilhada novamente. Agora, ao invés de poder computacional e energia, os interessados em participarem dessa rede como validadores devem depositar nela um número pré-determinado de suas criptomoedas para terem o direito de conferir e registrar as transações válidas. Só assim vão poder receber de volta como recompensa uma taxa de cada uma das transações. 

Mas o que é melhor, PoW ou PoS? 

São dois modelos distintos que buscam o mesmo resultado. 

O PoW é o mecanismo mais testado e que conseguiu atingir um alto nível de descentralização na rede do bitcoin. 

No caso das blockchains, quanto maior o grau de descentralização, mais segura é a rede.

O PoS vem sendo testado em outras redes menores e, também, nas redes de teste do ethereum, que tiveram relativo sucesso desde 2020. Devemos, agora, aguardar como se dará o resultado a partir da aplicação na segunda maior blockchain do mundo, o ethereum. 

Por que o ethereum está migrando para Proof-of-Stake (PoS)?

O ethereum sempre trabalhou para ser uma blockchain com menor gasto energético. 

Essa é uma questão polêmica e com diversos pontos de vista sobre a segurança versus o gasto energético que o protocolo PoW demanda. 

Pessoalmente, entendo que o gasto energético do bitcoin é bastante justificável pelos benefícios que ele agrega à sociedade e se olharmos em perspectiva, tudo o que agrega valor na economia carrega por trás um gasto energético.

Claro que devemos sempre buscar as melhores e mais eficientes fontes de energia disponíveis para essas atividades. 

O que podemos dizer sobre segurança e a descentralização?

Entendo que, para o bitcoin, o PoW é e sempre será a melhor opção para manter essa rede de validação segura. Porém, acho interessante acompanhar as mudanças e os experimentos que vêm sendo implementados na rede ethereum e desejo muito sucesso para o “The Merge”.

Thiago Padovan é co-fundador da Blockchain Academy e co-fundador e consultor em inovação e tecnologias distribuídas no projeto Movements Network. Ele vem atuando nos últimos anos em projetos de educação, inovação e Blockchain para empresas e agências de publicidade.

As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.