O novo Volkswagen Polo é apenas a primeira de uma série de novidades que a fabricante alemã apresentará nos próximos anos.
A promessa é de ter 15 estréias, entre novas versões e modelos inéditos. A conta cai para 13 porque dois deles já foram apresentados: além do novo Polo, o Jetta GLI faz parte do “pacotão”.
Polo ficou mais barato, mas perdeu potência
Antes de falar dos futuros lançamentos, vamos nos ater ao novo Polo. Esta é a primeira reestilização da geração apresentada em 2017. Se até então o “nosso” Polo estava em conformidade com o modelo europeu, os caminhos se separam no design.
Enquanto o hatch vendido na Europa tem um visual mais alinhado ao Golf 8 (que não é vendido aqui), o Polo brasileiro teve mudanças bem mais discretas no estilo. Na frente, os faróis ganharam novo formato e para-choque redesenhado, além do novo logotipo da VW que estreou no Nivus. Atrás, as lanternas são as mesmas e receberam apenas novas lentes.
O modelo chega às lojas em quatro versões, com preços que variam de R$ 82.990 na MPI a R$ 109.990 na Highline. Curiosamente, a VW reduziu os preços do Polo em até R$ 7 mil, em um movimento raro na indústria.
Parte dessa medida é justificada pela adoção de uma nova calibração no motor 1.0 turbo. Em vez de render os 128 cv e 20,4 kgfm do modelo anterior, agora os números são 116 cv e 16,8 kgfm.
Na versão de entrada nada mudou: o motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm segue em linha apenas com câmbio manual de cinco marchas.
E quais são as outras novidades?
Obviamente a VW faz mistério sobre os próximos lançamentos. Alguns deles, porém, já são conhecidos, e foram revelados pela própria fabricante.
São os casos do elétrico ID.4, que participa de eventos da VW, e do Polo Track. Sobre este último, ele será uma versão simplificada do Polo que acaba de sair de linha. Deve ter adereços pra reforçar o visual aventureiro e ser vendido apenas com o motor 1.0 MPI. O hatch é cotado para ocupar o lugar deixado pelo Gol, que, mesmo vendendo bem, está prestes a se aposentar após 42 anos de estrada.
O Virtus reestilizado também vai dar as caras em breve, assim como as versões esportivas GTS de Polo e Virtus. T-Cross e Nivus devem ganhar reestlizações nessa ordem, assim como Amarok e Taos. Este último, aliás, completará quatro anos de uso em 2025.
Por fim, existem os projetos que estão em fase de desenvolvimento e ainda levarão algum tempo para estrear. São os casos do futuro SUV compacto abaixo do Nivus (que, dizem, preencherá a lacuna deixada pelo Gol) e da picape Tarok, uma eterna promessa que já virou até conceito, mas ainda não teve sua produção confirmada.
*Vitor Matsubara é jornalista automotivo e editor do Primeira Marcha. Tem passagens por Quatro Rodas, de 2008 a 2018, e UOL Carros, de 2018 a 2020. |
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