Pergunta do leitor: A renda fixa está no seu melhor momento com a alta da Selic, sendo mais atrativa do que várias ações. Isso representa um risco para empresas que abriram seu capital na B3?
Resposta de Guilherme Baia:
A taxa básica de juros, a Selic, afeta o valor das ações à medida em que é utilizada como taxa de desconto. Assim, quanto maior a taxa Selic, menor fica o valor das ações.
Mas esta não é a única influência exercida pela Selic. Como ela afeta o custo do crédito também, pode afetar o custo das operações da empresa no futuro, sendo sempre uma avaliação multifatorial e empresa a empresa. Entretanto, algumas empresas exportadoras podem se beneficiar de um dólar mais enfraquecido, consequência possível com a alta da Selic para melhorarem seus resultados.
Sempre haverá empresas beneficiadas e empresas prejudicadas com as alterações dos cenários da economia. Por isso, a diversificação é tão importante.
O bom é saber que esse não deve ser um problema para o BOM investidor comum. Se você for só um investidor comum, estará preocupado com as direções da bolsa, dólar, PIB etc.
Já o BOM investidor comum está mais preocupado em como continuar aportando dinheiro na sua carteira, pois sabe que a maior parte do seu saldo futuro veio dos aportes e não necessariamente dos rendimentos.
*Planejador Financeiro na Fiduc.
As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected] |
Veja também
- Investir no Tesouro Selic é o mesmo que ter um retorno de 100% do CDI?
- Quando o DI dispara, qual o melhor prazo para aplicações de renda fixa?
- Calculadora da aposentadoria: quanto é possível acumular investindo?