Siga nossas redes

SO$ Finanças

Como proteger minha carteira dos efeitos da guerra na Ucrânia?

Especialista indica os caminhos para evitar os efeitos nocivos do conflito nos seus investimentos.

Gato caminha perto de tanque pró-Rússia em Mariupol 19/04/2022 REUTERS/Alexander Ermochenko

Pergunta do leitor: Como proteger minha carteira dos efeitos da guerra na Ucrânia?

Resposta de Christine B. Gut*:

A guerra entre Rússia e Ucrânia impactou de maneira geral a economia global com dois grandes desafios: diminuição das expectativas de crescimento e maior inflação, exacerbando os efeitos de um mundo que ainda não se recuperou e sofre os efeitos da pandemia.

O efeito inflacionário, elevou os preços para as commodities que por sua vez, impactam os preços ao produtor e os custos das empresas.

A desaceleração econômica, diminuiu o apetite a risco, transferindo recursos para países produtores de commodities, como o Brasil, fortalecendo o real.

Enfim, teremos mais inflação, a taxa de juros subirá mais do que prevíamos e com as eleições no horizonte, a alta dos preços cria incentivos para políticas populistas, pressionando o cenário fiscal.

Diante deste cenário a solução mais indicada para proteger os seus investimentos é ter uma carteira diversificada com exposição a diferentes classes de ativos e estratégias existentes no mercado tanto local como internacional para captar as diferentes oportunidades que vão aparecendo ao longo do tempo. (Por ex.: títulos atrelados à inflação, crédito privado, juros globais, bolsa local e internacional, commodities etc)

O ideal é que a gestão dos recursos seja feita de maneira profissional e ativa, executada com total alinhamento de interesses, que é a fórmula utilizada pelos maiores e melhores investidores do mundo porque traz comprovadamente, resultados consistentes ao longo do tempo.

*CFP® – Planejadora Financeira Fiduciária

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]


Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.