Siga nossas redes

SO$ Finanças

É vantajoso vender papéis do Tesouro e recomprá-los a uma taxa maior?

Planejador financeiro comenta quando vale a pena trocar títulos públicos .

Tesouro Direto

 Pergunta: É vantajoso vender papéis do Tesouro Direto e recomprá-los a uma taxa maior?

Resposta de Afrânio Alves*:

O Tesouro Direto possui basicamente 3 tipos de papéis ofertados aos investidores por meio do programa Tesouro Direto:

Cada um deles possui características próprias, o que influencia na precificação, ou seja, nas taxas. Vou dividir a resposta à pergunta em 2 blocos: o Tesouro Selic é pós-fixado e possui um comportamento vinculado à taxa Selic – em outras palavras, à taxa básica de juros brasileira.

Vender este título a uma taxa menor e recomprá-lo à uma taxa maior não será vantajoso, visto que quanto maior a taxa, maior os juros que o investidor receberá.

Já os 2 outros títulos possuem um comportamento inverso ao movimento da taxa Selic: quando ela aumenta os preços desses títulos caem e vice-versa. Isto acontece pois os títulos são negociados diariamente e o mercado os precificam conforme inúmeros indicadores econômicos.

Então independente da taxa pela qual foram comprados, os títulos pagarão a taxa de negociação atual em qualquer momento do tempo. O que acontece é que sempre que a taxa atual sobe, o preço do título cai, o que faz com que ele passe a pagar a taxa atual. O mesmo efeito também acontece quando a taxa atual cai.

Esse comportamento, faz com que na prática, a venda destes 2 últimos tipos de títulos para a recompra de títulos de maior taxa também não resulte em nenhum ganho bruto ao investidor, que ao contrário, tem que pagar antecipadamente imposto de renda e ainda taxas da corretora pela qual opera.

Cabe ressaltar, que aquele investidor que compra o título e permanece com ele até o seu vencimento, não sofre os efeitos da marcação de preços à mercado.

Para uma adequada estratégia de investimentos é importante contar com diversificação e gestão profissional de investimentos visto que o mercado de títulos públicos ou privados requer uma adequada análise dos ativos. Desejo sucesso em seus investimentos! 

*CFP® Planejador Financeiro.

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também


Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.