Siga nossas redes

Espaço Easynvest

Seriam os fundos long biased o ‘Loki’ do mercado?

Loki e os Fundos Long Biased são figuras camaleônicas, pois dependendo das circunstâncias eles se adaptam e são flexíveis. E ambos possuem irmãos que são mais conhecidos e muitas vezes até mais valorizados

Loki

Hoje, vamos seguir a esteira do lançamento de “Loki”, série que estreou no dia 9 de junho na plataforma Disney+. O personagem na verdade é da mitologia nórdica e caracterizado como um Avenger no Universo Cinematográfico Marvel. Ele possui características que intrigam e que muitas vezes chegam a surpreender.

Loki, um Gigante por nascimento, foi levado por Odin de sua terra natal, Jötunheimr, para Asgard para ser tratado como seu filho e possível sucessor do trono, junto com seu primogênito Thor, o deus do trovão.

Começa aí uma série de desavenças entre sua personalidade mais conturbada, afinal ele descobre estar em um lugar onde não nasceu. Suas intenções com Odin e Thor mudam drasticamente e sua verdadeira identidade e ambições começam a aflorar.

Mas porque poderíamos usar o personagem Loki como uma espécie de Fundo Long Biased? Primeiro, vamos entender de uma forma simples o que são esses produtos/estratégias. Começamos pelo nome, onde Long é um termo para comprado e Biased é viés. Portanto, esses fundos possuem o viés de ficarem comprados em Ações, mas com peculiaridades que veremos abaixo:

  • São fundos com estratégias flexíveis. Eles podem ter uma carteira de Ações comprada, onde o gestor compra uma Ação e a carrega por um bom tempo. Porém, diferente dos Long Only (Long = Comprado), eles possuem a devida flexibilidade para mudar sua posição de acordo com o cenário do mercado naquele momento. Loki tem a habilidade de se transformar em outras pessoas e, assim, se adaptar facilmente a algo.
  • Ao ficar em uma posição comprada em Ações, você ganha com a alta da bolsa somente. Mas, caso necessário, eles podem abrir posições de venda (short = vendido). Seja em alguma Ação ou no próprio índice. E, assim, conseguem ganhar na queda da bolsa e/ou minimizar bem o impacto em momentos de stress. 

Vejam que ambos, Loki e os Long Biased, são figuras camaleônicas, pois dependendo das circunstâncias eles se adaptam e são flexíveis. E ambos possuem irmãos que são mais conhecidos e muitas vezes até mais valorizados (hehe).

Vejam que Thor seria um Long Only mas limitado sem seu martelo, Mjölnir. Nesse caso, ele ainda possui sua força mas fica mais vulnerável. Também é o caso dos Long Only, que possuem sua força mas, se o mercado está para cima e muda de direção, o fundo fica totalmente exposto à queda que virá. E como já conhecemos a história, ambos se complementam numa boa briga!

Se na mitologia ou nos quadrinhos Loki é um personagem formidável, na indústria de fundos posso colocar os Long Biased no mesmo patamar. Ambos funcionam muito bem e são figuras formidáveis com características próprias.

Outro ponto importante: você encontra Long Biased tanto como fundo de Ações quanto como fundo multimercado (wow). Mas, se considerarmos que existe um Gigante de gelo entre os Asgardianos, porque não nos adaptarmos sempre?

Veja também:

 • SuperFrango retomará IPO que pode levantar R$ 1 bilhão. 
 • As empresas listadas na B3 que nunca tiveram prejuízo desde o Plano Real.
 • Morning Call: semana com “super quarta” conta com Copom e FOMC.
 • Ibovespa sobe e dólar cai à espera de decisões de política monetária.
 • Petrobras avança com venda de fatia na BR: bons dividendos a caminho?
 • B3 diz que falha que afetou negócios já foi resolvida, mas há ‘ajustes pontuais’.

Vinicius Araujo
Head de distribuição de Fundos da Easynvest

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.