Siga nossas redes

Criptonews

Bitcoin e ethereum têm expectativa otimista para o segundo semestre 

Novo relatório da Fidelity Digital Assets não traz preço-alvo, mas fornece dados mais importantes que do que ele.

*ARTIGO

O mercado de criptomoedas tem sido um dos mais especulativos e imprevisíveis do mundo financeiro. No entanto, o segundo semestre de 2023 pode ser um período promissor para as duas das principais criptos que existem: bitcoin (BTC) e ethereum (ETH).

O recente relatório da Fidelity Digital Assets, intitulado “Signals Report Q2 2023”, analisou uma série de indicadores, incluindo dados on-chain, para avaliar os possíveis desempenhos das criptomoedas, chegando à conclusão que tanto o bitcoin quanto o ethereum devem se valorizar até o fim deste ano.

A Fidelity não traz preço-alvo para as maiores criptomoedas do mercado. Ainda assim, as informações colocadas em seu relatório são extremamente úteis para apontar uma perspectiva de preço em um curto, médio e longo prazo.

Fidelity Digital Assets projeta alta para o bitcoin e para o ethereum até o fim de 2023. Fonte: relatório Fidelity Digital Assets.

Entenda os dados on-chain do relatório 

Em termos simples, dados on-chain são dados que estão registrados no blockchain, o banco de dados público das criptomoedas. Ao analisá-los, os investidores podem obter insights valiosos sobre a atividade na rede, a demanda por determinados ativos e outras informações relevantes que ajudam na tomada de decisões.

Algumas das métricas on-chain utilizadas no relatório para analisar a expectativa para o preço do bitcoin, incluem:

  1. Hodler Net Position Change: mede a mudança na posição dos investidores de longo prazo. Se os hodlers estão acumulando mais BTC do que vendendo, pode indicar uma perspectiva positiva para o preço da moeda, já que aumenta sua escassez.
  2. Puell Multiple: avalia a lucratividade dos mineradores de bitcoin. Ele é calculado dividindo a receita diária dos mineradores pelo valor médio diário de emissão de bitcoins. Sendo assim, caso os mineradores estejam lucrando, há uma forte chance de que a rede esteja saudável e estável.

Quanto ao ethereum, a Fidelity utilizou métricas específicas da sua rede, como:

  1. New Address Momentum: mede a quantidade de novos endereços criados na rede. Portanto, é utilizado para avaliar o crescimento e a adoção do ecossistema da criptomoeda.
  2. Número de validadores participantes: um aumento na quantidade de validadores da rede pode indicar um maior interesse e confiança no projeto, enquanto uma diminuição pode levantar preocupações sobre a segurança e a descentralização da plataforma.

Sustento do otimismo para o 2Q 2023

Com valorização de aproximadamente 85% apenas em 2023, o relatório destaca que o bitcoin tem mantido importantes níveis de preços e que seus indicadores on-chain estão retornando a um estado mais “normal” depois que o hype com os “ordinais” da rede diminuiu.

Outro ponto que sustenta o posicionamento da Fidelity é que os detentores de longo prazo do BTC permaneceram inalterados mesmo após polêmicas no criptomercado, como os processos da SEC contra a Binance e Coinbase.

Quanto ao ethereum, com alta de aproximadamente 62% no acumulado do ano, a rede continua tendo uma taxa maior de queima do que de emissão de ETH, resultando na remoção de mais de 700 mil ether da rede e, consequentemente, escassez da moeda e potencial valorização.

Ademais, o relatório destaca que o ethereum tem uma série de atualizações importantes planejadas para o segundo semestre deste ano, incluindo o EIP-1153, que deve melhorar a eficiência dos contratos inteligentes (smart contracts) da rede e reduzir custos da plataforma.

Para além do curto prazo

Embora a Fidelity não forneça uma expectativa específica de preços, ela deixa explicitamente claro que as perspectivas para o bitcoin e ethereum são positivas para o segundo semestre de 2023 e além.

A tecnologia de ambas criptomoedas oferece transações mais rápidas e seguras, além de maior transparência e redução de custos. Como resultado, atrai muitas empresas, investidores e governos em todo o mundo, apontando uma perspectiva ainda mais otimista para os anos futuros. 

*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.