Siga nossas redes

Criptonews

Defensores de stablecoins seguem firmes após colapso do TerraUSD

Apoiadores da criptomoeda dizem que elas continuam sendo a chave para um mundo sem intermediários.

Foto ilustrativa tirada em Cracóvia, Polônia, em 12 de maio de 2022. Fotógrafo: Jakub Porzycki/NurPhoto/Getty Images

Os defensores das finanças descentralizadas não desistiram das stablecoins algorítmicas, mesmo após o colapso do TerraUSD, e dizem que elas continuam sendo a chave para um mundo sem intermediários como bancos e corretoras.

“Uma stablecoin algorítmica vai existir nos próximos cinco a sete anos”, disse Hassan Bassiri, gestor da Arca, que investiu no TerraUSD. “E tem que existir, senão o que estamos fazendo neste meio?”

As finanças descentralizadas, chamadas DeFi em inglês, foram um dos setores de criptomoedas que cresceram mais rápido nos últimos anos, com uma série de aplicativos de empréstimos que ofereceram retornos de dois a três dígitos. Como a maioria dos projetos cripto, dependem de atrair volume suficiente para manter as redes de blockchain funcionando.

O modelo pareceu funcionar até que os bancos centrais começaram a remover os estímulos da era Covid, desencadeando um recuo no apetite por risco e levantando questões sobre se os sistemas baseados em incentivos são sustentáveis.

O TerraUSD entrou em colapso no início de maio depois que o software destinado a mantê-lo estável não conseguiu superar uma queda na demanda pelo token Luna, relacionado à stablecoin. Embora tenha sido de longe a maior stablecoin algorítmica, com cerca de US$ 18 bilhões em valor de mercado, foi apenas uma das cerca de uma dúzia que falhou ou não conseguiu manter os vínculos de 1 para 1 prometidos com ativos como o dólar.

Entre o punhado de stablecoins algorítmica que sobrevivem está o token USDD lançado pelo controverso empresário de criptomoedas Justin Sun em sua rede Tron pouco antes do colapso do Terra.

Sun defendeu o projeto em entrevista à Bloomberg News, dizendo que viu a necessidade de uma stablecoin livre de reguladores como alguém que experimentou a queda do mercado de criptomoedas na China depois que o país anunciou a proibição do setor.

“Se amanhã os reguladores decidirem banir as stablecoins, como quando a China anunciou a proibição das criptomoedas, isso representaria grandes riscos para todo o sistema de criptomoedas”, disse Sun. “Devemos ter uma stablecoin que não seja controlada por terceiros fora das criptomoedas”, referindo-se a stablecoins populares, como USDC, que são apoiadas por ativos tradicionais, como dinheiro e títulos de curto prazo.

O USDD foi lançado no blockchain Tron no início de maio, de acordo com Sun. Ele pode ser usado nas blockchains Ethereum e Binance Smart Chain por meio de um software ponte. A stablecoin usa um mecanismo de arbitragem semelhante ao que o Terra usou.