Siga nossas redes

Criptonews

Ethereum vai superar o bitcoin em 2024, diz JP Morgan

Para o banco, o otimismo gerado pelo halving e a possível aprovação do ETF à vista do BTC já está incorporado no preço atual da criptomoeda.

* ARTIGO

Depois da disparada do bitcoin em 2023, os holofotes do mundo cripto estão voltados para os eventos e desempenho da principal criptomoeda do mercado em 2024. Apesar disso, analistas do JP Morgan (JPMC34) jogaram um balde de água fria nesta expectativa.

Segundo o The Block, o banco afirmou em um relatório recente que o evento de halving do bitcoin (BTC) já está “largamente precificado”. Em contrapartida, ele acredita que o ethereum (ETH) está pronto para fazer o famoso “flippening”, superando o BTC em valor de mercado no primeiro trimestre do próximo ano. 

A previsão é atribuída principalmente à esperada atualização EIP-4844 do blockchain ethereum, conhecida como Protodanksharding. Programada para meados de 2024, ela reduzirá — e muito — os custos de transação para os usuários.

“Acreditamos que no próximo ano o Ethereum irá se reafirmar e recuperar participação de mercado dentro do ecossistema de criptomoedas. O principal catalisador é a atualização EIP-4844, que deverá ocorrer durante a primeira metade de 2024.”

JP Morgan, em relatório

“Acreditamos que esta atualização provavelmente será um passo maior para melhorar a atividade da rede Ethereum, ajudando assim o Ethereum a ter um desempenho superior”, completou o banco.

Afinal, o que é o Protodanksharding?

Derivado dos nomes dos dois pesquisadores que propuseram o conceito, Protolambda e Dankrad Feist, Protodanksharding é uma atualização particularmente benéfica para redes da camada 2 (layer 2 ou L2), como Arbitrum (ABR), Polygon (MATIC) e Optimism (OB).

Ela será implementada para reduzir significativamente o custo incorrido pelas rollups, soluções da segunda camada do ethereum que ajudam a melhorar o processamento de transações na rede principal (layer 1 ou L1), conferindo maior escalabilidade à criptomoeda.

Didaticamente, as rollups operam da seguinte maneira:

  1. Agregação de transações: primeiro, reúnem e consolidam várias transações em um único conjunto de dados, que é então submetido à rede principal do ethereum.
  2. Processamento fora da cadeia: as transações são retiradas da rede principal e processadas externamente à cadeia. Em seguida, são convertidas em um único bloco de dados.
  3. Retorno à rede principal: após o processamento externo, o conjunto consolidado de dados é reintroduzido na rede principal.

Ao processar e submeter mais transações em um único dado, as rollups “liberam” mais espaço na rede. Assim, conferem não só escalabilidade ao blockchain ethereum, mas também taxas de rede mais baratas. 

Funcionamento das rollups do ethereum. (Imagem: Reprodução/GetBlock)

A principal distinção do Protodanksharding em relação à técnica tradicional reside na introdução de “blobs de dados”, que se assemelham a pacotes temporários de informações vinculados a um bloco na cadeia de blocos. Estes “blobs” têm a capacidade de conter uma quantidade superior de dados em comparação com os blocos padrão.

Assim, espera-se que essa atualização aumente a adoção da rede ethereum e ajude a criptomoeda ETH a superar o bitcoin e deslanchar de vez na frente dos seus concorrentes. 

Quanto ao bitcoin…

O mercado de cripto está ansioso pelo próximo halving e pela possível aprovação iminente de ETFs de bitcoin. Contudo, segundo o JP Morgan, o otimismo gerado por esses eventos já está incorporado ao valor atual da criptomoeda.

Além disso, embora algumas opiniões indiquem que a aprovação de vários ETFs de bitcoin poderia atrair mais investidores institucionais, o banco mantém uma perspectiva diferente. Em sua visão, o capital simplesmente se reorganizaria entre os atuais veículos de investimento em bitcoin, como o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), ETFs futuros e empresas de mineração.

As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele tem ligação.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.