Siga nossas redes

Criptonews

Marinha brasileira volta a investir em educação sobre criptomoedas

A instituição já havia citado bitcoin e blockchain em capacitação feita em 2020.

*ARTIGO

O mercado de criptomoedas pode estar em baixa, mas os holofotes sobre elas permanecem em alta. 

Durante a Semana de Educação Financeira, realizada no Núcleo de Assistência Social do Centro de Instrução Almirante Alexandrino, a Marinha brasileira realizou um curso sobre criptomoedas como parte de seu programa de educação financeira.

Essa iniciativa faz parte da campanha “A sabedoria financeira é seu melhor investimento”, promovida pela Diretoria de Assistência Social da Marinha, que visa reduzir casos de inadimplência e superendividamento.

O evento foi dividido em três eixos: planejamento financeiro, endividamento e investimento. O objetivo foi atender o diversificado público atendido pelo NAS/CIAA, incluindo alunos e a tripulação das organizações militares apoiadas por este Órgão de Execução do Serviço de Assistência Social (OES).

O que foi visto em cada eixo

No eixo de planejamento financeiro, educadores financeiros conduziram palestras para aproximadamente 740 militares e servidores civis. As palestras abordaram tópicos como controle de gastos, comportamento financeiro, endividamento e a importância do diálogo familiar na gestão e prosperidade financeira.

Ainda no eixo de planejamento, houve palestras sobre a relação entre saúde mental e situação financeira. Totalizando um público-alvo de aproximadamente 277 participantes, foi destacado como as emoções, em especial o estresse, podem afetar a boa administração de recursos e levar ao endividamento.

Já no segundo eixo, a Marinha colaborou com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro para oferecer orientações sobre como avaliar contratos de empréstimos e evitar superendividamento. 

Conduzida pelo Subcoordenador da Comissão de Prevenção e Tratamento do Superendividamento do Núcleo de Defesa do Consumidor, Thiago Basílio, a roda de conversa contou com a participação de cerca de 50 militares e servidores civis do CIAA e OM apoiadas pelo NAS.

Por fim, o terceiro eixo do programa, dedicado ao investimento, incluiu um workshop intitulado “Como Investir do Zero”. Este evento abordou diversos tópicos, desde investimentos em renda fixa até investimentos em criptomoedas.

O workshop, que contou com 58 pessoas, permitiu que os participantes adquirissem conhecimento com a interação direta com especialistas do setor. Ele, acima de tudo, esclareceu dúvidas específicas de cada participantes e forneceu orientações personalizadas, enfatizando a importância da educação contínua e da avaliação cuidadosa das opções de investimento. 

Criptomoedas além da especulação

Essa não é a primeira vez que a Marinha brasileira investe em educação financeira e criptomoedas. Em 2020, a instituição ofereceu um curso abrangente sobre o mundo das finanças, abordando conceitos como poupança, renda fixa, e renda variável — incluindo bitcoin (BTC) e tecnologia blockchain

Especificamente, o bitcoin apareceu e o blockchain foram citados no Webinário “Investimentos, Descubra como performar seu dinheiro” que aconteceu no último dia 23 de julho de 2020 – ou seja, antes do ciclo de alta.

Ciclos de altas anteriores do BTC e expectativa para os próximos. (Imagem: Reprodução/ tradingView.com)

Essa nova iniciativa demonstra não só o compromisso da Marinha em capacitar seus membros para lidar com as complexidades financeiras tradicionais, mas também ficar a par das novas e modernas tecnologias que estão se tornando cada vez mais presentes no cotidiano.

Além disso, o investimento em educação financeira e a familiarização com as criptomoedas podem ajudar tanto os militares quanto seus familiares a tomarem decisões financeiras, catalisando a entrada de mais brasileiros no mundo dos investimentos, com ênfase especial no mercado cripto.

*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.