Siga nossas redes

Criptonews

Nova stablecoin com lastro no peso mexicano amplia opções no mercado de câmbio

Com o lançamento da MXNT, investidores terão mais uma maneira de se expor à economia de países emergentes.

peso mexicano
Peso mexicano/Pixabay

ARTIGO*

Ao utilizar o blockchain, tecnologia responsável por registrar dados de forma imutável e preservada, as criptomoedas estão trazendo novas opções não só para quem busca rentabilidade, mas também para investidores mais cautelosos. A responsável pela maior criptomoeda estável do mercado, Tether, anunciou o lançamento de uma nova moeda com lastro no peso mexicano, chamada MXNT. Ainda não foi divulgada a data do lançamento.

O MXNT agregará valor aos mercados emergentes, fornecendo um campo de testes para a integração de novos usuários de criptomoedas na região. Além disso, a proposta é que a moeda seja uma alternativa de investimento para quem se expuser a economias em crescimento por meio de um ambiente seguro e transparente.

Stablecoins: o que a Tether tem a ver com isso?

Stablecoin é uma categoria de criptomoeda que possui como principal característica a estabilidade. Por sua vez, a constância dos preços vem da paridade de 1:1 em alguma moeda fiduciária, como o dólar e o peso mexicano. Ou seja, ao contrário da maioria dos ativos digitais, como o bitcoin (BTC) e ethereum (ETH), as stablecoins possuem lastro financeiro.

A Tether é uma empresa emissora das chamadas moedas estáveis. Além de controlar criptomoedas como o euro tether (EURT) e o tether CNH com lastro no yuan chinês (CNHT), também é a responsável pela maior stablecoin do mercado: a tether dólar (USDT), que possui o dólar americano como garantia. Desse modo, para cada 1 USDT criado, a empresa tem US$ 1 em suas reservas bancárias.

Vantagens e desvantagens das stablecoins

A grande vantagem das stablecoins é sua previsibilidade de preços. Desse modo, elas costumam ajudar a gerar maior estabilidade na carteira de investimentos e trazer facilidade nas remessas internacionais.

Por outro lado, são relativamente recentes e ainda geram desconfiança entre investidores e especialistas quanto à capacidade de precisão de preços. Além disso, o investidor tem que confiar que o emissor tenha de fato o depósito do lastro do ativo.

O projeto Terra (LUNA), por exemplo, rede blockchain emissora da stablecoin terra USD (UST) atrelada ao dólar americano que chegou a valer US$ 4 bilhões, despencou 99% recentemente após perda de paridade do UST com o dólar.

Tal fato alertou para a falta de garantia de que a cotação de uma stablecoin realmente fique estável. 

Colapso do Terra (LUNA/USD)

Funcionamento e objetivo do MXNT

A nova stablecoin MXNT, que será lançada pela Tether, possui lastro no peso mexicano e ficará disponível inicialmente nas blockchains Ethereum (ETH), Tron (TRX) e Polygon (MATIC). 

Assim como outras stablecoins, o MXNT servirá como mais uma forma de ponte entre o setor financeiro tradicional e o criptomercado, dado que as moedas estáveis são muito usadas para facilitar as transações entre grandes empresas.

Já para os investidores, o MXNT pode minimizar a volatilidade para aqueles que desejam converter seus ativos e investimentos de moedas fiduciárias para moedas digitais. Ou seja, pode dar aos mexicanos uma maneira prática de armazenar valor.

Apesar da data de lançamento ainda não ter sido divulgada, o surgimento de mais uma stablecoin só confirma como as criptomoedas são inclusivas. Além disso, reforça que o mercado de ativos digitais está se expandindo rapidamente e que tem tudo pra seguir em crescimento nos próximos anos.

Em geral, a América Latina é um hub de inovação e possui potencial gigantesco para expansão, visto que ainda conta com muitos desbancarizados.

*Mayara é co-autora do livro “Trends – Mkt na Era Digital”, publicado pela editora editora Gente. Multidisciplinar, apaixonada por tecnologia, inovação, negócios e comportamento humano.

*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.