Siga nossas redes

Economia

Atividade empresarial dos EUA enfraquece novamente em outubro, mostra PMI

Contração do setor ocorre pelo quarto mês consecutivo.

Fábrica de painéis solares em Walbridge, Ohio, nos EUA 06/10/2021 REUTERS/Dane Rhys

A atividade empresarial nos Estados Unidos contraiu pelo quarto mês consecutivo em outubro, com a indústria e empresas de serviços relatando demanda mais fraca em uma pesquisa de gerentes de compras, na mais recente evidência de um abrandamento da economia diante da inflação alta e do aumento das taxas de juros.

A S&P Global disse nesta segunda-feira (24) que seu Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) composto preliminar dos EUA, que acompanha os setores de manufatura e serviços, caiu para 47,3 este mês, de uma leitura final de 49,5 em setembro.

Resultado abaixo de 50 indica contração no setor privado. Sem contar as perdas durante a primeira onda da pandemia de Covid-19 em 2020, esse foi o ritmo mais rápido de recuo desde a crise financeira global de 2007-2009, pelo menos pela medida da S&P Global.

“A contração econômica dos EUA ganhou um impulso significativo em outubro, enquanto a confiança nas perspectivas também se deteriorou drasticamente”, disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P.

“O declínio foi liderado pela atividade de serviços, alimentado pelo aumento do custo de vida e pelo aperto das condições financeiras.”

Mas a pesquisa da S&P Global pode estar exagerando a desaceleração. Pesquisas rivais do Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) mostraram que os setores manufatureiro e de serviços estavam expandido até setembro.

O PMI preliminar de indústria caiu para 49,9 este mês, sua primeira leitura em território de contração desde junho de 2020, de 52,0 em setembro. Economistas consultados pela Reuters previam o índice a 51,0.

Já o PMI preliminar do setor de serviços caiu para 46,6, de 49,3 em setembro.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.