Siga nossas redes

Economia

Cinco assuntos quentes para o Brasil na semana

Decisão do Copom, do FED, dividendos da Petrobras e Vale, além do balanço dos resultados de Sabesp e Braskem são aguardados.

A semana será movimentada por decisões sobre taxas de juros aqui e nos EUA. O Copom brasileiro pode adotar maior cautela com a inflação, segundo analistas, e o investidor também aguarda sinais sobre quando o Fed iniciará seus cortes. Definições de juros ainda são destaques na China, Japão e Reino Unido. Petrobras e Vale pagam dividendos. Veja destaques:

Guidance do Copom

O mercado espera nova redução de 0,50 ponto percentual da Selic e avaliará o Comunicado da decisão em busca de possível mudança na sinalização que indique uma redução futura do ritmo de cortes. “Nós não esperamos que o BC retire o guidance para outro corte de 0,50pp em maio, mas é possível que eles não se comprometam com um movimento similar em junho”, diz Adriana Dupita, da Bloomberg Economics. Agenda econômica da semana ainda traz IGP-10 e IBC-Br, além da última pesquisa Focus antes do Copom.

Genoa vê enfraquecimento de sinalização do BC no próximo Copom

Santander: BC deve antecipar fim de forward guidance em maio

Sinalização do Fed

Antes da decisão do Copom, o mercado reagirá na quarta-feira ao Fomc, que deve manter suas taxas inalteradas. A Bloomberg Economics espera que o “dot plot” do Fed siga indicando redução de juro de 0,75 pp neste ano e avalia que Jerome Powell, na conferência após a reunião, pode surpreender pelo lado dovish, devido à sua sensibilidade a sinais de desaceleração da economia, apesar da inflação alta. Semana também terá decisões sobre juros na China, Japão e Inglaterra, entre outros países.

Dividendos da Petrobras e Vale

Em meio à tensão gerada pelos dividendos do quarto trimestre, a Petrobras efetua no dia 20 o pagamento da 2ª parcela dos dividendos referentes ao balanço de 30 de setembro de 2023, com base na posição acionária de 21 de novembro. As ações da estatal caíram em quatro dos seis pregões anteriores, desde que anunciou dividendos menores do que o esperado, sem pagamento extra. Vale também deve fazer pagamento de dividendo em 19 de março.

Brasília em Off: A surra de Lula na Petrobras

Sabesp e Braskem

A caminho do fim da safra de balanços, Sabesp divulga resultado na quinta-feira e a perspectiva é de que a divulgação seja seguida por novos passos rumo à oferta de ações que vai privatizar a companhia. Estatal paulista encerrou na sexta-feira a fase de consulta pública, que recebeu 976 sugestões da população, segundo o Estado. A semana ainda conta com balanços da Braskem, Embraer, Magazine Luiza e Cemig, entre outras empresas.

Lula avalia agora Mantega em conselho da Braskem: Radar Político

Preocupação com alimentos

Preocupado com o impacto da inflação de alimentos na popularidade, o presidente Lula chamará representantes de cinco setores da agropecuária, incluindo fruticultura, cafeicultura e pecuária para conversas no Palácio do Planalto, segundo o Estado. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o governo federal espera a redução no preço dos alimentos até abril, informa o jornal.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.