Siga nossas redes

Economia

Confiança de serviços no Brasil sobe ao maior nível em 5 meses em abril, diz FGV

Em abril, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 4,0 pontos, para 96,2 pontos, máxima desde novembro de 2021 (96,8).

Confiança de serviços no Brasil sobe ao maior nível em 5 meses em abril, diz FGV
Garçom trabalha em restaurante no Rio de Janeiro 22/10/2013 REUTERS/Sergio Moraes

A confiança do setor de serviços do Brasil registrou em abril seu maior patamar em cinco meses, com o indicador da situação atual indo a uma máxima desde 2014, mostraram dados divulgados nesta quinta-feira (28) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), indicando continuidade da recuperação à frente.

Em abril, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 4,0 pontos, para 96,2 pontos, máxima desde novembro de 2021 (96,8).

O Índice de Situação Atual (ISA-S), indicador da percepção sobre o momento presente do setor de serviços, saltou 5,1 pontos, para 96,0 pontos, maior nível desde abril de 2014 (96,3 pontos).

Já o Índice de Expectativas (IE-S), que reflete as perspectivas para os próximos meses, ganhou 2,9 pontos, para 96,6 pontos, maior nível desde dezembro do ano passado (98,7).

“O resultado foi disseminado entre os principais segmentos e mais influenciado pelo segmento de serviços prestados às famílias, que parecem responder positivamente à melhora da pandemia depois do surto de Ômicron no início de 2022”, explicou o economista da FGV Ibre Rodolpho Tobler em nota.

“Para os próximos meses, ainda é possível imaginar continuidade de recuperação, dado que o setor de serviços foi o que mais sofreu ao longo da pandemia. Contudo, altas mais expressivas ainda dependem de melhora do cenário macroeconômico.”

Dados divulgados em meados deste mês pelo IBGE mostraram que o setor de serviços brasileiro teve queda de 0,2% do volume em fevereiro sobre janeiro, o que indica que havia dificuldades de recuperação no período em meio às pressões cada vez maiores da inflação e às incertezas sobre a economia.

Capacidade instalada

Segundo a FGV, o nível de utilização da capacidade instalada (NUCI) avançou para 83,90 em abril, ante 82,90 pontos no mês anterior.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.