Siga nossas redes

Economia

PIB dos EUA desacelera mais que o esperado no 1º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) expandiu a uma taxa anualizada de 1,6% no último trimestre, informou o Departamento do Comércio dos EUA

O crescimento econômico dos Estados Unidos desacelerou mais do que o esperado no primeiro trimestre, mas a aceleração da inflação sugere que o Federal Reserve não cortará a taxa de juros antes de setembro.

O Produto Interno Bruto (PIB) expandiu a uma taxa anualizada de 1,6% no último trimestre, informou o Departamento do Comércio dos EUA na primeira estimativa para o primeiro trimestre. O crescimento foi amplamente sustentado pelos gastos dos consumidores.

Economistas consultados pela Reuters previam um crescimento de 2,4%, com estimativas variando de um ritmo de 1,0% a uma taxa de 3,1%. A economia cresceu a uma taxa de 3,4% no quarto trimestre.

O PIB dos EUA está se expandindo em um ritmo acima do que o Fed considera como a taxa de crescimento não inflacionária. Na semana passada, o Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a previsão para o crescimento da maior economia do mundo em 2024 para 2,7%, em comparação com os 2,1% projetados em janeiro, citando empregos e gastos do consumidor mais fortes do que o esperado.

Os ganhos com empregos no primeiro trimestre foram, em média, de 276 mil vagas por mês, em comparação com a média de 212 mil postos de trabalho do trimestre de outubro a dezembro.

A economia tem desafiado as profecias catastróficas desde o final de 2022, após a agressiva campanha de aumento de juros pelo Fed para acabar com a inflação. Os EUA estão superando o desempenho de outras economias avançadas.

Os consumidores conseguiram taxas de hipoteca mais baixas, enquanto as empresas refinanciaram suas dívidas antes do início do ciclo de aperto, dizem economistas.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.