Siga nossas redes

Economia

Ficou sabendo? A nova cara das agências bancárias; açaí pelo mundo e unicórnios

De Work Café a agencias vocacionadas, bancos brasileiros se adaptam à nova realidade do mercado.

lucro do banco santander

Na era digital, a nova cara das agências bancárias

Os bancos privados brasileiros correm para adequar suas redes físicas à nova realidade do mercado, que exige um maior investimento nos canais digitais. Fechar agências que perdem o sentido é parte importante dessa transição. Entretanto, para não perder importantes pontos de contato com os clientes, os conglomerados têm apelado a soluções que mantêm os endereços, mas com outra configuração.

Nos últimos cinco anos, Santander (SANB11), Bradesco (BBDC4) e Itaú (ITUB4), os três maiores bancos privados do país, fecharam 3 mil agências físicas. Em muitos casos, há uma fusão de agências, mas em paralelo, os três bancos têm experimentado modelos que mantêm as unidades, mas sem caixa ou porta giratória, o que reduz os custos de operação e, em alguns casos, o espaço ocupado pelas agências.

O Bradesco, por exemplo, tem cerca de mil unidades de negócio, que são agências focadas em fazer negócios, e não em transações corriqueiras. A nova configuração dispensa os caixas, o numerário associado a eles e ao mesmo tempo, reduz custos e eleva a produtividade. Todas as unidades de negócio surgiram de antigas agências que foram convertidas. No ato da conversão, os custos caem 14%. A produtividade, por outro lado, sobe 37%, segundo o banco.

Já o Itaú tem cerca de 40 agências que chama de “vocacionadas”, destinadas a um determinado tipo de serviço. O Santander Brasil, por sua vez, aposta em modelos de convivência, como o Work Café, trazido do Chile e que já tem 12 unidades no País.

Brasil ganhou 10 unicórnios em 2021

O Brasil ganhou 10 unicórnios ao longo de 2021, sendo este o recorde de criação em um único ano.

Estas são startups que atingem uma avaliação de mercado bilionária em dólares. Ao todo, o país acumula 24 unicórnios.

Açaí pelo mundo

A rede de franquias Oakberry levantou R$ 90 milhões em uma rodada de investimentos.

A capitalização é a primeira da história da rede, que opera em 22 países. O valor será usado para a produção de seu próprio açaí assim como abrir unidades próprias no exterior.

Veja também 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.