Siga nossas redes

Economia

Financiamento imobiliário sobe 18,5% em janeiro e segue em desaceleração

Setor enfrenta cenário de inflação elevada e juros subindo.

Comprar ou alugar imóvel? (Foto: Pixabay)
Comprar ou alugar imóvel? (Foto: Pixabay)

O financiamento imobiliário com recursos da poupança no Brasil cresceu 18,5% em janeiro ante mesma etapa do ano anterior, a R$ 14,6 bilhões, informou nesta terça-feira (22) a Abecip, que representa as entidades financiadoras de compra de imóveis.

O número reforça a desaceleração do setor, na esteira do ciclo de alta do juro, em meio aos esforços do Banco Central para conter a inflação alta. Em janeiro de 2021, o crescimento do setor tinha sido de 72% sobre o ano anterior.

Desde então, a taxa básica de juros no país subiu de 2% para 10,25% ao ano. E a expectativa média de economistas é de que a taxa Selic subirá ainda mais nos próximos meses.

As concessões de janeiro já foram 13,1% inferiores ao registrado em dezembro. No acumulado em 12 meses até o mês passado, porém, o montante financiado somou R$ 207,68 bilhões, alta de 60,8% em relação ao período anterior.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.