Siga nossas redes

Economia

Ibovespa sobe com noticiário corporativo, mas Treasury reduz fôlego

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa avançava nesta segunda-feira, com o noticiário corporativo destacando acordo entre Arezzo e Grupo Soma para formar uma empresa com faturamento de 12 bilhões de reais, enquanto a temporada de balanços trouxe antes da abertura os números de BTG Pactual e BB Seguridade.

Às 10h37, o Ibovespa subia 0,38%, a 127.665,94 pontos. O volume financeiro somava 1 bilhão de reais.

O fôlego no pregão brasileiro, contudo, era enfraquecido pelo avanço dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos, ainda sofrendo ajustes, após sinalizações do Federal Reserve e dados do mercado de trabalho na semana passada esfriarem chances de corte de juros nos EUA em março.

No Brasil, a Ágora Investimentos destacou que a semana que antecede o feriado de Carnaval começa a dar tração à safra de balanços do quarto trimestre de 2023, incluindo a divulgação dos resultados dos principais bancos do país nos próximos dias.

A equipe da corretora também chamou a atenção para a retomada das atividades no Congresso, após o recesso parlamentar, a ata da última decisão de política monetária do Banco Central (terça-feira) e o resultado do IPCA do primeiro mês do ano (quinta-feira).

“Com essa agenda em mente, a semana promete ser movimentada por aqui”, afirmou em comentário a clientes.

DESTAQUES

– AREZZO ON subia 3,41%, a 64,94 reais, e GRUPO SOMA ON tinha elevação de 1,43%, a 7,82 reais, após as empresas anunciaram nesta segunda-feira acordo para formar um grupo com faturamento de 12 bilhões de reais que será 54% controlado pelos acionistas da Arezzo. O acordo prevê que acionistas do Grupo Soma receberão 0,12 nova ação da Arezzo&Co por papel da Soma que detiverem.

– BB SEGURIDADE ON avançava 0,73%, a 34,34 reais, com agentes financeiros analisando o lucro líquido de 2,05 bilhões de reais do braço de seguros e previdência do Banco do Brasil no quarto trimestre, alta de 13,7% sobre o desempenho de um ano antes. A companhia também divulgou projeções para 2024, com a expectativa para resultado operacional não decorrente de juros apontando para crescimento de 5% a 10%. Executivos da BB Seguridade ainda afirmaram ver alta em sinistralidade de seguro agrícola em 2024, mas dentro da média histórica.

– BTG PACTUAL UNIT operava em queda de 0,05%, a 36,65 reais, após divulgar aumento de 61% no lucro líquido ajustado do quarto trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, para 2,85 bilhões de reais, apoiado por receitas recordes na maioria de suas áreas de negócios. O retorno sobre o patrimônio líquido médio (ROAE) atingiu 23,4%. Nos primeiros negócios, a ação chegou a 37,30 reais (+1,72%).

– VALE ON caía 0,08%, a 66,03 reais, em dia de queda dos futuros de minério de ferro na China, em meio à cautela persistente devido ao aumento dos estoques nos portos e à preocupação com o setor imobiliário chinês. O contrato mais negociado na Dalian Commodity Exchange encerrou o dia com queda de 0,63%, a 943 iuanes (131,02 dólares) por tonelada.

– PETROBRAS PN avançava 0,61%, a 41,28 reais, apesar da fraqueza dos preços do petróleo no exterior, com o Brent cedendo 0,1%.

– ITAÚ UNIBANCO PN ganhava 0,76%, a 32,99 reais, BRADESCO PN subia 0,78%, a 15,44 reais, antes da divulgação dos respectivos balanços nesta segunda-feira, após o fechamento do mercado, e na quarta-feira, antes da abertura da bolsa. BANCO DO BRASIL ON, que apresenta seu resultado na quinta-feira, avançava 0,55%, a 58,04 reais.

– COGNA ON caía 1,87%, a 2,63 reais, mantendo o viés negativo dos últimos dois pregões e que predominou em janeiro, quando acumulou queda de mais de 16% enquanto a rival YDUQS ON operava estável, a 18,49 reais.

– AZUL PN avançava 0,73%, a 13,83 reais, tendo como pano de fundo anúncio de que sua subsidiária Azul Secured Finance LLP lançou oferta de 148,7 milhões de dólares para reabertura de títulos de dívida seniores com garantia prioritária e vencimento em 2028. A companhia aérea disse que pretende usar os recursos líquidos para refinanciar dívidas. GOL PN subia 2,80%, a 2,57 reais.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.