Siga nossas redes

Economia

PIB do Brasil cresce 1% no 1º tri de 2022

Frente ao primeiro trimestre do ano passado, o indicador cresceu 1,7%.

PIB DO BRASIL
Consumidores fazem compras em mercado de rua no Rio de Janeiro 02/09/2021 REUTERS/Ricardo Moraes

Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou avanço de 1% no primeiro trimestre de 2022 em comparação ao quarto trimestre de 2021- o terceiro período seguido de alta, impulsionado, especialmente, pelo setor de serviços. O indicador avançou 0,7% no quarto trimestre de 2021 em relação ao trimestre anterior, conforme revisão divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (2).

Em valores correntes, o total no período foi de R$ 2,249 trilhões. O resultado veio abaixo do crescimento de 1,2% esperado pelo mercado.

PIB 1 tri

Frente ao primeiro trimestre de 2021, o PIB apresentou crescimento de 1,7%. Além disso, o índice saltou 4,7%, comparado aos quatro trimestres anteriores.

Os dados mostram um bom crescimento da economia brasileira, tendo como grande motor o setor de serviços. A riqueza produzida no país está 1,6% acima do nível pré pandemia.

PIB por setores

Durante o primeiro trimestre de 2022 em relação ao quarto trimestre de 2021, houve queda na Agropecuária (-0,9%), estabilidade na Indústria (0,1%) e elevação dos Serviços (1,0%).

“Serviços foram o destaque no primeiro trimestre e tudo que tem a ver com viagem, transporte aéreo, rodoviário, bar, restaurante, alimentação. Houve flexibilização das medidas (contra a Covid) e houve aumento da demanda por parte das pessoas. Diminuiu o receio das pessoas de consumir presencialmente”, explicou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Na indústria, houve avanço nas atividades de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (6,6%), indústrias de transformação (1,4%) e construção (0,8%). O único desempenho negativo foi contabilizado pelas indústrias extrativas (-3,4%).

Em serviços, houve crescimento em outros serviços (2,2%), transporte, armazenagem e correio (2,1%), comércio (1,6%), atividades imobiliárias (0,7%) e administração, saúde e educação pública (0,6%). Foram registradas quedas na informação e comunicação (-5,3%) e na intermediação financeira e seguros (-0,7%).

Pela ótica da despesa, a Despesa de Consumo das Famílias (0,7%) teve crescimento, a Despesa de Consumo do Governo (0,1%) apresentou estabilidade e Formação Bruta de Capital Fixo (-3,5%) registrou queda.

No setor externo, as Exportações de Bens e Serviços cresceram 5,0%, enquanto as Importações de Bens e Serviços caíram 4,6% em relação ao quarto trimestre de 2021.

Comparação anual

Na comparação com o mesmo período de 2021, a agropecuária registrou queda de 8,0%, o setor de indústria recuou 1,5%, enquanto Serviços subiu 3,7%.

A despesa de consumo das famílias cresceu 2,2%, influenciada pela retomada da demanda por serviços presenciais.

Despesa de consumo do governo também apresentou elevação (3,3%) em relação ao primeiro trimestre do ano anterior.

No setor externo, as exportações de bens e serviços apresentaram alta de 8,1%, enquanto as importações de bens e serviços recuaram 11% no primeiro trimestre de 2022.

Revisão dos números

O IBGE revisou os dados trimestrais do PIB de 2021. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, a alta do primeiro trimestre foi de 1,1%, ao contrário do crescimento de 1,4% divulgado anteriormente.

Já a queda registrada no segundo trimestre foi revisada de 0,3% para 0,2%. No terceiro trimestre, houve crescimento de 0,1% ao contrário da queda de 0,1% divulgada anteriormente. Já a alta do 4º trimestre passou de 0,5% para 0,7%.

*Com Reuters

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.