Siga nossas redes

Economia

Powell, do Fed, diz que economia dos EUA ainda está longe do pleno emprego

Fator é essencial para a decisão de elevar a taxa de juros do país.

Jerome Powell, chair do Federal Reserve 15/07/2021 REUTERS/Kevin Lamarque

O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou nesta terça-feira que a economia dos Estados Unidos ainda está longe de alcançar o pleno emprego, componente importante dos critérios do banco central dos Estados Unidos para elevar a taxa de juros.

“O que eu disse na semana passado foi que quase atingimos o teste para redução de estímulo“, disse Powell em depoimento ao Comitê Bancário do Senado dos EUA.

“Deixei claro que estamos, na minha opinião, a um longo caminho de atingir o teste do pleno emprego.”

Autoridades do Fed disseram que continuarão comprando US$ 120 bilhões por mês em títulos até que haja “mais progresso substancial” na direção das metas de pleno emprego e inflação do Fed, mas estabeleceram padrões mais altos para elevar os juros.

Mulher negra na diretoria do Fed

Powell afirmou que receberia com satisfação a primeira indicação de uma mulher negra para a diretoria do Fed, o banco central norte-americano.

“Eu concordaria plenamente” que uma gama maior de “vozes” na diretoria do Fed melhoraria a missão do banco central, disse Powell em resposta a uma pergunta do presidente do Comitê Bancário do Senado durante audiência. Nenhuma mulher negra jamais foi indicada para a diretoria formada por sete membros.

O sentimento de Powell foi ecoado pela secretária do Tesouro, Janet Yellen, que estava ao lado do chefe do Fed durante audiência sobre as ações de ambos durante a pandemia de coronavírus. “Acho que diversidade é muito importante”, disse Yellen.

Veja também

  • Por que os títulos dos EUA derrubaram as ações?
  • Embraer, Braskem e Petrobras sobem; siderúrgicas e Vale caem
  • Vale resgata 30 dos 39 trabalhadores presos em mina canadense
  • Ata do Copom: BC ponderou subir juros em mais de 1 ponto

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.